Bareme: Bauer Media mantém liderança no áudio em Portugal. RFM e MegaHits são as rádios que mais sobem

De acordo com a 4ª vaga do Bareme de Rádio da Marktest deste ano a rádio Comercial mantém liderança em todos os indicadores e reforça nos 25-34 anos. No mesmo grupo, a M80 Rádio alcança maior audiência de sempre, com mais de 756 mil ouvintes diários e a Cidade FM é a estação mais ouvida entre os mais jovens. O grupo Bauer Media Audio Portugal volta a reforçar a sua posição como o maior grupo do setor áudio em Portugal, sendo líder absoluto em todos os indicadores de audiência.

No ano em que completa 12 anos na liderança, a Rádio Comercial aumenta a vantagem em relação à concorrência e reforça a liderança absoluta em todos os indicadores de audiência:  19,6% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV), reach semanal de 38,9% e share de audiência nos 26,2%.

A M80 Rádio cresce 0,2 para os 8,8% de AAV, e atinge a audiência mais alta de sempre, com mais de 756 mil ouvintes diários. Consolida em share de audiência, com 10,7%, um reach semanal de 20,3% e regista a audiência mais alta de sempre no target 45-54 anos.

Já a Cidade FM, continua a ser a rádio mais ouvida nas rádios jovens, liderando o target dos 15 aos 24 anos. No reach semanal, a Cidade FM alcança 11% e regista 4,4% em share de audiência e de AAV.

Na 4ª Vaga de 2024, referente ao período de análise entre 2 de maio a 23 de setembro, a Bauer Media Audio Portugal reforça a sua posição como o maior grupo do setor áudio em Portugal, sendo líder em todos os indicadores – Audiência Acumulada de Véspera (AAV) com 30,1%; share de Audiência com 42,3%; e um reach semanal de 52,8%.

Contudo, de acordo com o mesmo estudo, a RFM e a MegaHits são as rádios que mais sobem:

RFM:

  • Rádio que mais sobe em AAV;
  • Cresce no alvo 35/44;
  • Sobe nas classes A/B;
  • Reforça nos Quadros Médios e Superiores;
  • Cresce no Interior Norte, no Litoral Norte e no Sul;
  • Aumenta Reach Semanal – com 36,7%, alcança 3 milhões e 156 mil ouvintes todas as semanas;
  • Regista subida de cerca de 80 mil ouvintes nas manhãs e sobe também nas tardes

RENASCENÇA:

  • Sobe nas classes A/B;
  • Atinge maior valor de sempre nos Quadros Médios e Superiores – novo máximo histórico;
  • Regista uma forte subida nos 35/44;
  • Cresce fortemente na Grande Lisboa;
  • Subida nas manhãs e na tarde.

MEGA HITS:

  • Rádio jovem que mais sobe em AAV;
  • Sobe no Sul, onde tem agora uma nova frequência, e obtém ganho importante na Grande Lisboa, Litoral Norte e no Interior;
  • Mantém liderança nos Estudantes entre as rádios jovens;
  • Subida na tarde, com cerca de 40 mil ouvintes.

Grupo Renascença Multimédia:

  • É o único grupo que sobe em AAV e Share;
  • É o único grupo que sobe nas classes A/B;
  • Em cada semana, as rádios do Grupo Renascença Multimédia atingem 4 milhões e 344 mil ouvintes;
  • Nesta vaga, o Grupo Renascença Multimédia reforça o impacto nas idades mais jovens.

Rádio:

  • A escuta de rádio em Portugal volta a subir, alcançando 59,6% em AAV, que se traduz num total de 5 milhões e 121 mil ouvintes diários;

.

Artigos relacionados