Bananas invadem Terreiro do Paço por uma boa causa

Se vir pessoas vestidas de bananas durante a tarde de amanhã, no Terreiro do Paço em Lisboa, não se assuste. Trata-se de uma acção do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), no âmbito do projecto internacional Make Fruit/Fruta Tropical Justa, que tem como objectivo alertar para a violação de direitos sociais e ambientais na produção de frutas tropicais.

Segundo o instituto, a banana é uma das frutas mais consumidas no Mundo, mas o percurso que percorre até chegar a casa dos consumidores deixa a desejar. Os direitos básicos de milhares de produtores e trabalhadores dedicados a alimentos como bananas, mangas e ananases não são respeitados, garante o IMVF em comunicado.

A equipa do projecto vai estar a distribuir cartazes e folhetos informativos sobre esta realidade, “chamando a atenção para a necessidade de assegurar o pagamento de um preço justo pela fruta tropical, neste caso a banana, de forma a que os trabalhadores do sector tenham condições de trabalho decentes e que os seus direitos humanos e laborais sejam respeitados, que se impeça o abuso de poder de compra dos supermercados e que se implementem politicas de produção que respeitem o ambiente”.

Artigos relacionados