BA&N assegura comunicação da IPO da GreenVolt
A GreenVolt escolheu a BA&N para assumir a comunicação da oferta pública de venda (IPO) levada a cabo este mês na Euronext Lisboa. A consultora assessorou a empresa liderada por João Manso Neto na operação de dispersão de capital.
Segundo a BA&N, foi “a primeira grande operação de colocação em bolsa em Portugal, depois de 2014”. Recorde-se que a GreenVolt faz parte do Grupo Altri e que encontra na produção de energia a partir de fontes renováveis o seu principal pilar. Além de apostar na biomassa, sol e vento, também aposta na produção descentralizada de energia por parte do mercado.
A IPO permitiu um aumento de capital de 150 milhões de euros, subscrito por investidores institucionais. Verificou-se também um aumento de capital em espécie, através da integração da totalidade das ações da V-Ridium, tendo a operação ultrapassado os 200 milhões de euros.
«É uma satisfação enorme verificar o regresso de grandes operações ao mercado de capitais nacional, após anos de ausência de novas empresas a cotar em Lisboa. Esperamos que seja a primeira operação de muitas e que as empresas nacionais perspectivem o mercado de capitais como uma oportunidade de diversificação das suas fontes de financiamento e de alavancagem para o crescimento das suas actividades», comenta Armandino Geraldes, CEO da BA&N.
De acordo com o mesmo responsável, «um mercado de capitais dinâmico reflecte necessariamente o dinamismo da economia e Portugal necessita, nesta área, de um forte incremento».
A BA&N também já tinha acompanhado a GreenVolt na aquisição de uma participação na Profit Energy, no Reino Unido, e da participação no aumento de capital da Perfecta Energia, em Espanha.