Ballantine’s reinventa t-shirt com tshirtOS

E se pudesse manifestar o que pensa, em tempo real… na sua t-shirt?

A marca de whisky Ballatine’s e o seu parceiro digital WorkClub têm trabalhado com a marca de roupa CuteCircuit num projecto que pretende reinventar a tradicional t-shirt, considerada uma peça de expressão pessoal por excelência.

O resultado são as tshirtOS, uma peça programável composta por 100% de algodão, que permite partilhar estados de Facebook, tweets, fotografias e músicas. Além disso, a t-shirt tem integrada uma câmara fotográfica que permite a captação dos melhores momentos, sendo suportada em iPhone4S e iOSS5, para que possam ser ouvidas músicas directamente do iTunes.

No fundo, a t-shirt foi construída através de um sistema operacional, controlado por aplicações móveis, que estabelecem a ponte entre a t-shirt e a internet.

“A t-shirt é a tela mais original de auto-expressão. Foi o ‘estado do Facebook’ antes de existir um estado do Facebook. Ao usar uma t-shirt do Che Guevara, Smiley ou Frankie Says Relax, está a dizer algo ao mundo sobre si através da sua t-shirt. Ballantine’s seguiu esse pensamento e tornou-o maior”, afirma em comunicado Peter Moore, director da marca.

A tshirtOS é composta por 1024 pixeis, que podem ser visualizados online.

O custo do protótipo é bastante elevado, pelo que a marca acredita que quanto maior for a procura das tshirtOS, mais acessível elas se poderão tornar, em termos de preço, sendo produzidas de forma massificada.

As tshirtOS serão ainda protagonistas de três curtas-metragens, que serão apresentadas em Londres, em São Paulo e na Cidade do México. As actualizações do projecto podem ser acompanhadas na página de Facebook da Ballantine’s.

 
Artigos relacionados