B travel: O seu conselheiro de viagem

O Verão está quase a chegar e se muitos já adiantaram os preparativos para as férias, outros tantos ainda estão na fase de planear. Para ajudar os portugueses que ainda não marcaram as suas férias a escolher o seu próximo destino de sonho, a B travel promete uma experiência de viagem personalizada, completa e acessível, baseada numa ampla variedade de produtos e serviços.

Com 54 agências espalhadas por todo o território nacional e planos para abrir mais seis espaços nos próximos três anos, além de uma equipa de consultores experientes, a agência de viagens do Grupo Ávoris disponibiliza pacotes turísticos para diversos destinos nacionais e internacionais, incluindo voos, hotéis, transfers, passeios e outras actividades. Estes pacotes podem ser personalizados de acordo com as preferências do cliente ou mesmo criados à medida, consoante os interesses e orçamento indicado. Os cruzeiros são também uma das especialidades da B travel, oferecendo uma ampla variedade de ofertas para todos os gostos e orçamentos.

«No Grupo Ávoris, estamos permanentemente a inovar e a lançar novos produtos e serviços para atender às necessidades dos nossos clientes. Para o próximo Verão podemos destacar novidades de produtos e destinos, tais como Cayo Santa Maria em Cuba (desde Madrid), voos directos para a Tailândia, Uzbequistão, Orlando (Walt Disney World), Maurícias e Japão», salienta Miguel Mar Silva, director comercial da B travel.

Com 25 anos de experiência no mercado nacional, a B travel conhece perfeitamente os gostos e interesses dos turistas portugueses e trabalha no sentido de oferecer viagens e pacotes com as melhores condições para os destinos mais desejados. Além das novidades já anunciadas para este ano, juntam-se opções populares, quer dentro do mercado nacional (com destaque para as regiões do Algarve, Madeira e Açores), quer além-fronteiras. Cabo Verde, Espanha (com destaque para Maiorca e Menorca, nas Baleares, mas também Tenerife, Gran Canaria e Fuerteventura, nas ilhas Canárias), Caraíbas (com os seus destinos paradisíacos, como a República Dominicana, Cuba e México), são alguns dos destinos mais requisitados pelos portugueses, assim como Marrocos e Tunísia, que têm crescido em termos de popularidade nos últimos anos. «Os pacotes com a opção tudo incluído são a eleição do consumidor português, pois oferecem comodidade e uma boa relação custo-benefício», frisa Miguel Mar Silva.

Com o Verão à porta, muitos têm procurado também as campanhas de compra antecipada da B travel em busca do melhor negócio. «A procura por pacotes de viagem para o Verão de 2024 está a aumentar significativamente. Os consumidores já se aperceberam desde há uns anos que, quanto mais cedo reservarem, melhores serão os preços e a disponibilidade », refere o director comercial da B travel.

UMA VIAGEM DE 25 ANOS

A história da B travel no mercado português remonta a 1999, ano em que foi criada a marca Halcon Viagens, introduzindo um modelo de negócio inovador à escala nacional, que combinava preços competitivos com um serviço personalizado. Com base nesta fórmula, a empresa expandiu rapidamente a sua operação, abrindo novas lojas em todo o País e tornando-se uma das principais agências de viagens portuguesas. Em 2005, é tomada a decisão de franchisar a marca, o que permitiu, em pouco mais de três anos, atingir a barreira dos 100 balcões.

Em 2010, a Halcon Viagens enfrenta um período de desafios devido à crise económica global, tendo de implementar medidas de reestruturação. Oito anos depois, a marca foi adquirida pelo Grupo Ávoris (ex-Barceló Viajes), um dos maiores grupos turísticos de Espanha e do mundo. A aquisição permitiu à Halcon Viagens «aceder a novos recursos, tendo passado a adoptar a marca B the travel brand, reflectindo o seu novo posicionamento como uma agência de viagens moderna e inovadora», recorda Miguel Mar Silva.

Em 2020, com o início da pandemia de Covid-19, a B the travel brand implementou um conjunto de medidas de segurança e higiene nas suas lojas, para além de ter oferecido aos seus clientes a opção de cancelar ou reprogramar as suas viagens sem penalizações. A partir de 2021, começa a recuperar da pandemia, com a retoma das viagens internacionais.

Em 2022, a empresa decidiu simplificar a sua marca, tornando-se B travel (a designação actual) e continuando a ser uma das principais agências de viagens do País, com uma forte presença baseada numa ampla rede de lojas.

A integração no Grupo Ávoris revelar-se-ia decisiva para a operação da empresa no mercado nacional. Posicionando-se como a marca B2C do grupo em Portugal, a B travel especializa-se em viagens de lazer – embora esteja também presente no segmento empresarial e de viagens de grupo – comercializando produtos criados pelos diferentes operadores do grupo, tais como a Nortravel, Travelplan, Jolidey, CATAI, Leplan, entre outras, com as quais partilha recursos (como tecnologia, conhecimento e experiência) e colabora em campanhas de marketing e promoções.

«As diferentes marcas ligadas à distribuição turística do Grupo Ávoris complementam-se de diversas maneiras, podendo a B travel oferecer aos clientes uma ampla gama de opções para atender às suas necessidades específicas. Trabalhando em conjunto, oferecemos aos nossos clientes uma experiência de viagem completa e personalizada, respondendo às mais diversas necessidades e estilos de viagem», sublinha Miguel Mar Silva. «Comercializamos também produtos de outros parceiros de negócio, o que nos permite ter uma solução competitiva e com qualidade garantida para qualquer solicitação do mais exigente consumidor», acrescenta.

De acordo com o responsável, a integração no Grupo Ávoris permite ainda à B travel ter um «ímpar poder negocial, o que lhe permite obter melhores preços com companhias aéreas, hotéis e outros fornecedores de viagens, o que se traduz em preços mais competitivos para os seus clientes».

VIAGENS MAIS SUSTENTÁVEIS

Apesar do sucesso alcançado no mercado português, a B travel continua a investir para consolidar a sua posição. Neste âmbito, a sustentabilidade assume-se como um pilar estratégico para a marca, que tem vindo a implementar medidas para reduzir o seu impacto ambiental, comprometendo-se a oferecer aos clientes viagens mais responsáveis e éticas. Mais do que uma opção, esta é uma necessidade que vai ao encontro das expectativas actuais dos viajantes.

Além da sustentabilidade, a B travel tem vindo a adaptar-se para responder a outras tendências do mercado, nomeadamente recorrendo a dados e tecnologia para oferecer experiências cada mais personalizadas, autênticas e imersivas; disponibilizando opções de transporte convenientes e acessíveis para viagens curtas, atendendo ao crescimento do turismo de fim-de-semana e feriados; e respondendo ainda ao aumento da procura por destinos seguros e estáveis.

«Face às actuais tendências e padrões de consumo, quer sejam a ascensão das agências de viagens online, a procura de experiências personalizadas com uma forte consciência ambiental, onde os viajantes desejam maior flexibilidade nas reservas – incluindo opções de cancelamento e alteração mais fáceis –, estamos seguros de que nos temos vindo a adaptar com algum sucesso. Para tal, temos investido em tecnologia, criando experiências personalizadas e adoptando práticas sustentáveis, de forma a que nos possamos manter na vanguarda do sector. Estamos bem posicionados para o sucesso contínuo no futuro», conclui o director comercial da B travel.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 334) da Marketeer.