B travel: A crescer com serviços de qualidade

Desde 1999 que a B travel está presente no mercado português, ano em que lançou a marca Halcon Viagens. Hoje, a rede já integra um total de 55 balcões/centros de venda, distribuídos por toda a geografia portuguesa, dos quais metade são franchisados. «Foi uma entrada com algum “estrondo”, pois tivemos necessidade de “abrir espaço” num mercado relativamente bem controlado por marcas de excelente reputação», recorda agora o director de Franchising da B travel, Miguel Silva, que lembra ainda o facto de a Halcon Viagens ocupar o segundo lugar no top of mind dos consumidores portugueses no sector, até ao momento em que foi substituída em 2018.

1999 foi então o “ano louco”, como o caracteriza Miguel Silva, com os portugueses a serem impactados pela irreverência comunicacional da marca Halcon Viagens, que foi facilmente entendida por um consumidor mais jovem, no início da sua carreira profissional, e familiar, e que rapidamente a adoptaria como a sua agência de viagens de confiança. Mas não menos determinante no percurso até hoje foi o ano de 2005 em que se decide franchisar a marca “Halcon Viagens”. «Uma decisão que nos conduziu a mais de 100 sucursais, entre “próprias” e “franchisadas”, e mais de 70.000.000 euros de viagens/férias vendidas em 2008», conta o responsável.

Seguiu-se 2018, ano em que o novo proprietário da Halcon Viagens decidiu passar a utilizar a sua marca, B the travel brand, no mercado português, descontinuando a primeira.

Já em 2022, em fase de pós-pandemia, chegaria então a simplificação da marca. «Enfrentamos agora o futuro como B travel com um espírito de crescimento baseado na qualidade- competitividade dos serviços que prestamos a um consumidor cada vez mais informado e mais exigente», sublinha o director de Franchising daquela que é a única marca B2C do Grupo Avoris em Portugal.

No mercado português, de resto, a principal missão da marca B travel passa pela venda de produtos criados pelos diferentes operadores do Grupo Ávoris, como é o caso da Nortravel, Jolidey, Travelplan ou Catai, entre outros. Em paralelo, comercializa produtos de outros parceiros de negócio, o que lhe permite «ter uma solução competitiva e com qualidade garantida para qualquer solicitação do mais exigente consumidor».

E a verdade é que, no final do passado mês de Maio, já estava a cumprir o orçamento de vendas para 2023, orçamento esse que contempla um crescimento muito substancial em relação a idêntico período de 2022 e um pequeno crescimento sobre 2019, que é o último ano de absoluta normalidade e que deve servir como barómetro.

De referir que no que diz respeito a Espanha, para além da B travel, a empresa continua a actuar também com a marca Halcon Viajes e algumas outras marcas de distribuição que resultam de diferentes parcerias.

UM FRANCHISING INTEGRADO

A operar sob o conceito de franchising, diz Miguel Silva que a principal vantagem para os franchisados é a de integrarem o maior grupo turístico da Península Ibérica, e um dos maiores da Europa, propriedade do Grupo Barceló. Mas há mais: «Orgulhamo-nos de não ser possível distinguir uma agência “própria” de uma agência “franchisada”, o que diz bem do nível de integração alcançado», destaca o responsável, enquanto partilha que os franchisados da B travel são, essencialmente, “empreendedores” que aceitaram o risco de “mudar de vida” e aprender uma actividade muito complexa, que implica conquistar a confiança de um consumidor cada vez menos fiel e mais orientado para o preço. «A enorme capacidade de resiliência dos nossos franchisados ficou demonstrada à exaustão durante o período pandémico e, no regresso à normalidade, pelo dinamismo comercial que evidenciam diariamente», faz questão de salientar.

Praticamente todos os franchisados estão com a empresa há mais de 15 anos, seja o caso do ponto de venda de Portimão, Vila Viçosa, Chaves, Figueira da Foz, Lousada ou Braga. E, face a toda esta diversidade geográfica, como se garante a coerência da marca e a qualidade do serviço? Com branding, marketing e comunicação, que estão totalmente centralizados, diz! A B travel comunica enquanto empresa e não especificamente para um ou outro franchisado. O objectivo é “chegar ao consumidor final” e tentar convencê-lo a depositar a sua confiança nos vendedores. «Também tudo o que tem que ver com vendas, incluindo reservas, é assegurado por um front office que serve de ligação consumidor-vendedor-parceiros de negócio. Funcionamos numa “bolha”, dentro da qual quase tudo acontece, o que assegura a necessária coerência de procedimentos », esclarece. E acrescenta: «O esforço que temos de despender para formar-integrar um novo franchisado é substancial. Por esta razão não nos interessa simplesmente captar novos franchisados de forma lata. Preferimos ir correspondendo às solicitações de informação que nos chegam de forma regular. Nunca escondemos a complexidade do nosso negócio nem “acenamos” com facilidades ou rápidas rendabilidades. Por isso, apenas reunimos com potenciais interessados que, do nosso ponto de vista, reúnam condições humanas e financeiras que nos permitam acreditar no nosso sucesso comum.»

Este ano, a marca conta crescer em dois novos pontos de venda na rede franchisada, sendo que tem ainda, como objectivo, a manutenção e consolidação dos existentes. «Existe potencial em todas as regiões, mesmo naquelas onde dispomos de lojas, sejam franchisadas ou próprias.»

QUE TIPO DE APOIO PRESTARAM AOS FRANCHISADOS DURANTE O PIOR PERÍODO DA PANDEMIA?

Esse período, como em todo o mercado de distribuição, foi ultrapassado com bastante dificuldade e sacrifício por parte dos nossos parceiros, devido ao facto de temos registado quebras de facturação de até 90% face ao último exercício “normal” de 2019. Da nossa parte, e dentro do que estaria ao nosso alcance, comunicámos e praticámos uma série de medidas de apoio comercial e económico de forma a minorar os possíveis gastos para com o master que a rede franchisada tinha, atrasando, reduzindo ou mesmo anulando a nossa rentabilidade em determinados conceitos, tais como, pela criação de um valor de incentivo alusivo à venda de produto dos operadores do Grupo Ávoris sobre as vendas efectuadas em 2019, através da isenção na aplicação de royalties sobre todo e qualquer produto durante todo o ano de 2020.

Para saber mais: https://www.bthetravelbrand.pt/paginas/franchising

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.

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