AXN: Filmes e séries para todos os gostos… e para todos os públicos
Para a AXN Portugal, o Natal é uma época muito especial, focada na família, no convívio e na partilha. É por isso que, nesta altura do ano, a missão dos canais AXN é proporcionar às famílias portuguesas momentos memoráveis, na melhor companhia possível. Assim, são esperados os clássicos de Natal, que os telespectadores tanto apreciam, bem como especiais focados nas festividades nos diferentes canais – AXN, AXN Movies e AXN White – e para cada um dos seus públicos habituais.
De acordo com Elena Vaquero, directora de Programação da Sony Pictures Television Iberia, tendo em conta que esta época é especial para todos, mas em particular para os mais novos, «o AXN Movies vai ter na sua agenda filmes de animação para toda a família». Além disso, a véspera de Natal será preenchida com os filmes da saga de “Harry Potter”, que se inicia logo à hora de almoço e se prolonga até à noite. «Com uma pausa para abrir os presentes pelo meio, o dia de Natal retoma esta saga e conta novamente com a companhia do Harry, para partilhar alguns truques de magia.»
Já no AXN, os serões de cinema natalício serão focados em filmes de acção. Para o dia 24 de Dezembro, a agenda conta com “Os Anjos de Charlie”, às 13h31; “A Máscara de Zorro”, às 15h15; “A Lenda de Zorro”, às 17h35; e muito mais. Para os fãs de maratonas de Natal, a consoada conta com a trilogia de “Spider Man”, a começar às 19h49, e que se prolonga pela noite fora. Quem ficar acordado até mais tarde poderá ver o filme “A Ressaca”. Já no dia 25 de Dezembro, serão transmitidos episódios especiais de algumas das séries favoritas dos portugueses, como “Investigação Criminal” e “Chicago Fire”.
ATRAIR OS TELESPECTADORES
Marta Trigoso, senior Marketing manager do AXN Portugal, afirma que «o maior presente de Natal que podemos dar aos telespectadores são os conteúdos que trazemos aos nossos canais, mas vamos garantir que, através das redes sociais, completamos o “ramalhete”, para que os portugueses tenham tudo o que precisam para passar grandes momentos no sofá, em perfeita companhia. Deixaremos as grandes campanhas para outros momentos, mas, nesta época, queremos presentear a nossa audiência e agradecer por passarem o ano ao nosso lado».
Nesta altura do ano, é objectivo do AXN manter o seu ADN mas também ter em conta o momento que o Natal representa: as reuniões em família, os encontros com amigos e as férias dos mais pequenos e também dos mais crescidos. Com tudo isto em mente, «oferecemos uma programação pensada para estes dias, muito atractiva em títulos de cinema, mais familiar, para todos os públicos. Além disso, nesta época, o AXN oferece um número significativo de títulos de blockbusters com o ADN do AXN e as séries emblemáticas do canal mais adequadas para esta época».
No fundo, o AXN faz no Natal o que vai fazendo ao longo de todo o ano, em momentos diferentes. Tal como em Dezembro a programação reflecte os valores do Natal e os que lhe estão associados, o mesmo acontece noutras alturas do ano, como o Halloween, o Carnaval, a Páscoa ou o mês dos Namorados. De acordo com Marta Trigoso, «faz sentido ir ao encontro do espírito da audiência e daquilo que a sociedade vai vivendo, para garantir relevância e para uma mais fácil identificação do target. Ainda assim, é fundamental que, dentro da temática, o ADN de cada canal e o posicionamento do mesmo sejam respeitados no que se refere à escolha e ao tom dos conteúdos».
A título de exemplo, a responsável explica que entre os três canais, AXN, AXN Movies e AXN White, as tradições e os valores familiares associados ao Natal não são tratados da mesma forma, nem associados ao mesmo tipo de conteúdos. «O AXN mantém o seu ADN com conteúdos de acção e aventura, o AXN White, com o seu lado mais romântico e feminino, e o AXN Movies começa pela manhã com os filmes de animação e termina à noite com os filmes mais mágicos e fantásticos».
Para preparar a programação, são analisados «os dados de audiência, perfis e consumo destas datas, para tentar chegar ao maior número de telespectadores, de acordo com o posicionamento de cada canal e sua audiência», explica Elena Vaquero.
Toda esta preparação tem de ter em consideração que o Natal é uma época de grande importância nas receitas publicitárias em Portugal, sendo Novembro e Dezembro dois dos meses mais importantes na contribuição da receita», acrescenta Marta Trigoso. «Estes meses têm um peso significativo na totalidade das receitas anuais. E foi sempre assim, pelo que o comparativo com anos anteriores nem sempre é de crescimento. De qualquer maneira, este ano esperamos que o seja, por uma série de razões: as nossas audiências estão mais fortes e mais estáveis, e o espaço em TV aberta (FTA) está mais limitado por algumas oscilações de audiência, criando-se, por isso, a oportunidade da receita dos nossos canais poderem evoluir muito positivamente. 2023 tem sido um ano muito positivo em termos de receitas para os canais AXN, pelo que prevemos que o fim do ano o seja também.»
Para o novo ano que se avizinha, o AXN prepara-se para transmitir novas temporadas das séries mais populares e emblemáticas do canal: “NCIS”, “Mentes Criminosas”, “SWAT”, “Chicago Fire”, “Alert: Unidade de Pessoas Desaparecidas”, “The Good Doctor” e “DOC”, entre outras. Haverá ainda novas aquisições, com as quais o AXN pretende continuar a surpreender os telespectadores.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Natal”, publicado na edição de Novembro (n.º 328) da Marketeer.