AWE procura talento empreendedor feminino em Portugal
Até 25 de Setembro estão abertas as candidaturas para a 3ª edição do programa “Academy for Women Entrepreneurs” – AWE, que promove o talento empreendedor feminino em Portugal, através do investimento norte-americano.
Promovida pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, em parceria com a Drive Impact, esta iniciativa pretende transmitir conhecimento e ferramentas imprescindíveis no apoio à criação e crescimento de negócios, com o suporte de diversos mentores e especialistas na área do empreendedorismo.
Depois de duas edições com mais de seis centenas de candidaturas e 54 mil dólares atribuídos em seed funding, esta edição tem a particularidade de, pela primeira vez, também proporcionar ajuda e investimento a cidadãs ucranianas com residência em Portugal, de modo a tornarem os seus negócios uma realidade.
Durante quatro meses as candidatas terão a oportunidade de aperfeiçoar as suas aptidões empreendedoras, através do networking e de sessões de mentoria.
Catarina Miguel Martins, directora da Drive Impact, entidade responsável pela implementação da AWE em Portugal, salienta: «Após quatro meses de programa, 70% das participantes já tinham aumentado o seu volume de negócios e 80% estabeleceram novas parcerias como consequência da AWE». Exemplos desse crescimento são as vencedoras do primeiro lugar nas edições anteriores, Joana Duarte com a Behén e Maria João Baeta com The Happy Gang.
Joana Duarte confirma que sair vencedora da primeira edição da AWE em Portugal foi determinante para o percurso ascendente que se seguiu. «O programa deu-me formação para estruturar o negócio com mais solidez e o prémio permitiu-me dar os primeiros passos de forma mais segura, arrendei o meu primeiro estúdio em Lisboa e investi nas colecções. O reconhecimento chegou no ano seguinte: fui nomeada e recebi um globo de ouro na Categoria de Personalidade de Moda do Ano», afirma. Actualmente, as peças da designer estão disponíveis em Portugal, EUA e Canadá.
Também Maria João Baeta, vencedora da segunda edição da AWE com a The Happy Gang (uma marca de jogos didáticos), confirma a importância do seed funding que lhe permitiu reforçar a estratégia de internacionalização da marca. «Investi o valor do prémio numa feira internacional (na Alemanha) e apostei em visibilidade dentro da própria feira, o que foi determinante para o sucesso do processo de internacionalização.» Neste momento a marca já está disponível em Espanha e Itália, além de Portugal.