Avis reforça aposta no segmento “car sharing”

A empresa norte-americana de aluguer de automóveis Avis anunciou que chegou a acordo para a aquisição da congénere Zipcar, especializada no segmento de “car sharing”, por aproximadamente 500 milhões de dólares (381,3 milhões de euros).

Fundada em 2000, a Zipcar conta, actualmente, com cerca de 767 mil clientes, que pagam anualmente o aluguer dos automóveis em função das horas de utilização. Porém, as dificuldades em manter consistência ao nível dos lucros, após 12 anos de actividade, levaram à venda da companhia. O montante oferecido pela Avis (12,25 dólares por acção) representa um prémio de 49% sobre o valor de fecho das acções da Zipcar, que está cotada no índice tecnológico Nasdaq, no último dia de 2012, de acordo com o The Wall Street Journal.

Com esta operação, a Avis pretende alargar a sua presença num segmento em rápida expansão nos Estados Unidos da América, e que já vale 400 milhões de dólares, estima a empresa. «No passado fui, de certa forma, relutante em relação ao “car sharing”», afirmou Ron Nelson, CEO da Avis, citado pelo The Wall Street Journal. «Mas apercebi-me que o “car sharing”, nomeadamente à escala que a Zipcar conseguiu alcançar e que irá desenvolver ainda mais, é complementar ao nosso modelo de negócios tradicional», acrescentou.

A Avis parte, no entanto, atrás da sua principal rival, a Hertz, que no ano passado adquiriu a espanhola Avancar e a britânica Streetcar, ambas especializadas em “car sharing”.

Com este negócio, a Avis espera ainda reduzir os custos combinados das duas empresas entre 50 e 70 milhões de dólares por ano. De acordo com Ron Nelson, este objectivo será conseguido através de sinergias que poderão passar, por exemplo, pela partilha de veículos entre as empresas.

A operação está sujeita a aprovação por parte dos accionistas da Zipcar, sendo que deverá estar concluída ainda na Primavera de 2013. O negócio foi aprovado por unanimidade pelos conselhos de ambas as companhias.

Artigos relacionados