Autoridades fecham lojas falsas da Apple na China
Depois da cópia de produtos e serviços, as lojas! Na cidade de Kunming, na China, as autoridades encontraram não uma mas cinco lojas-pirata da Apple. Para já, pelo menos, conseguiram encerrar duas.
O caso desenrolou-se após denúncia de uma blogguer dos EUA que passava pela cidade e decidiu colocar a notícia e respectivas fotografias no seu blog. É que não só o logo era copiado como os próprios empregados vestiam t-shirts com o símbolo da maçã. Todo o ambiente era idêntico, em tudo, ao de uma verdadeira loja Apple.
A bloguer confirmou na internet que a Apple na China só tem autorização para ter lojas em Pequim e Xangai, contando com 13 distribuidores autorizados em Kunming, mas que não podem auto-denominar-se Apple Stores. A denuncia publicada online na passada quarta-feira desencadeou uma investigação por parte da Câmara da Indústria e Comércio de Kunming, que fez inspecções a mais de 300 lojas de produtos electrónicos nessa localidade. Neste sequência forma identificadas cinco lojas falsas tendo sido decretado o seu encerramento provisório por não terem licença comercial. O que não ficou claro foi se as lojas vendiam produtos originais ou falsos da marca Apple.