Automação é a principal tendência de marketing para 2022

O relatório “PPC Trends 2022”, elaborado pelo Search Engine Journal, revela que a automação é a principal tendência de marketing para este ano, considerando um cenário em que agilidade e gestão eficaz dos dados são aspectos fundamentais.

«É possível entender e agir de maneira personalizada e escalável junto à sua audiência nos diversos meios online. O resultado é o aumento da receita e dos lucros da empresa, além de uma evidente melhoria na retenção de consumidores e diminuição do custo de aquisição de novos clientes», comenta Marcelo Caruana, head de Marketing da E-goi, plataforma que divulga o estudo.

De acordo com o mesmo responsável a automação permite cumprir o objectivo de entregar o conteúdo certo para o público certo e no momento certo. Esta é uma tecnologia assente na automatização de processos de relação, tanto com actuais como com potenciais consumidores, ajudando as empresas a criarem experiências mais personalizadas.

O mesmo relatório indica ainda que a automação desempenha, neste e nos próximos anos, um papel fundamental para ajudar profissionais a tomar decisões baseadas em dados. Num cenário com grande quantidade de informação, vinda de várias fontes, consolidar dados é um processo que só poderá ser concluído com a ajuda da automação. Neste sentido, as empresas que investirem em automação poderão ter uma vantagem.

«O objectivo é optimizar processos e conquistar os resultados esperados, algo que vai muito além do que pode ser feito por um robô. Quando falamos em automação de marketing, falamos de estratégia, sobre compreender e respeitar profundamente o interesse do lead na sua jornada de compra. Quando o fluxo de automação vai bem, a relação com os clientes é efectivamente beneficiado», acrescenta Marcelo Caruana.

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