Automação de marketing deve crescer 14,2% a nível global
O mercado global de automação de marketing deverá crescer 14,2% este ano, de acordo com o estudo “Marketing Automation Global Market Report 2022”, citado pela E-goi. De acordo com a análise, se a expectativa de crescimento se cumprir, este mercado chegará aos 5,8 mil milhões de dólares em 2022, atingindo os 9,36 mil milhões de dólares até 2026.
A consultora Emailmonday revela ainda que, em média, 56% das empresas a nível mundial já está a usar a automação de marketing, enquanto 40% das empresas B2B planeia adoptar esta tecnologia no futuro.
«A automação pode economizar muito tempo dos profissionais de marketing, principalmente ao acompanhar as leads pelo funil de vendas até a conversão. A automação, associada à análise de dados, permite ainda obter insights completos sobre os clientes, para enviar a oferta certa no momento certo e nutrir seus consumidores», comenta Marcelo Caruana, head of Marketing da E-goi.
Segundo o mesmo responsável, a automação pode ser aplicada a diversos canais de comunicação entre a marca e o cliente, sendo o email marketing o canal mais comum, mas não o único. «Outras ferramentas como webpush, SMS, e redes sociais podem fazer parte desse fluxo. É possível ainda integrar a plataforma de automação com outros softwares, para oferecer uma experiência ainda mais completa, como um Customer Relationship Management (CRM) e um Customer Data Platform (CDP).»