Automação de marketing aumenta receita anual até 10% e reduz custos em 30%
Conquistar um novo cliente pode ser até sete vezes mais difícil do que manter um antigo, dizia Philip Kotler, considerado o pai do marketing. De facto, um cliente já convertido pela marca não precisa de ser novamente educado ou conduzido pelo funil de vendas, o que representa uma possibilidade de aumentar a facturação sem necessidade de grandes investimentos.
Neste cenário, a automação de marketing é uma ferramenta cada vez mais utilizada por empresas para melhorar a eficiência das suas campanhas de fidelização de clientes, conhecidas como “loyalty”.
Dados da consultora McKinsey demonstram que as empresas que usam a automação de marketing têm um aumento de até 10% na receita anual e uma redução de até 30% nos custos de marketing. Na E-goi Digital Solutions – empresa dedicada à automação de marketing omnicanal e soluções à medida – o programa de loyalty automatizado, utilizado principalmente em marcas de e-Commerce e retalho, aumentou em até 15% o ticket médio das vendas.
«Quando personalizadas de acordo com os interesses e necessidades do cliente, as estratégias de fidelização são capazes de criar experiências de marca mais envolventes, o que leva a uma maior satisfação e lealdade do consumidor. Ele torna-se um verdadeiro embaixador da marca e, por estar satisfeito, recomenda os produtos ou serviços a outras pessoas. Desta forma, a relação será mais a longo prazo, a um custo menor e com um ticket médio maior», explica, em comunicado, o account manager da E-goi Digital Solutions, Nuno Martins.
Se antes os programas de fidelização envolviam cupões, cartões ou outro tipo de objecto físico para comprovar a adesão, hoje a digitalização trouxe mais agilidade, controlo e inteligência ao processo. As empresas podem monitorizar o desempenho dos seus programas com base em dados em tempo real, com possibilidade de ajustes instantâneos para maximizar o retorno sobre o investimento. A automação de marketing também ajuda as marcas a entender melhor os seus clientes e identificar possíveis riscos de abandono, tomando medidas preventivas para manter a sua lealdade.