Autocarros eléctricos ajudam a poupar 105 milhões de euros
Os autocarros de Oslo, Noruega, têm de deixar de utilizar combustíveis fósseis até 2020. A solução passa por substituir os actuais veículos movidos a diesel por outros alimentados por energia eléctrica ou biocombustíveis, o que, de acordo com a Siemens, resultará numa poupança de cerca de 105 milhões de euros para o município.
Um estudo realizado pela tecnológica em parceria com a Volvo chega a este número com base nos 460 autocarros que circulam diariamente em Oslo. Com a substituição dos actuais autocarros de propulsão diesel, a poupança num prazo de 10 anos será de 78 milhões. O valor aumenta para os 105 milhões quando se fala na substituição dos autocarros alimentados a bioetanol.
Lars Andersen, da Siemens Noruega, garante que «embora os autocarros eléctricos sejam actualmente mais caros, a longo prazo serão um investimento muito mais rentável». Em comunicado, o responsável salienta que um motor eléctrico consegue proporcionar uma viagem três a quatro vezes mais longa com o mesmo nível de energia do que um motor de combustão.
Resta conhecer as opções de carregamento. A mais tradicional passa por integrar baterias com capacidade suficiente para um dia inteiro. A segunda aposta na utilização de um conjunto de baterias mais pequenas que podem ser carregadas ao longo do dia, durante as paragens para entrada e saída de passageiros, por exemplo. É a esta segunda opção que a Volvo está a dedicar mais tempo. Svenn-Åge Løkken assegura que «o carregamento rápido nas paragens de autocarro é financeiramente mais favorável, uma vez que a mesma estação de carregamento serve para vários autocarros com um tempo de carregamento de apenas alguns minutos».
A partir do Outono deste ano, a Volvo vai avançar com a produção em massa de autocarros eléctricos, pelo que deverão estar disponíveis no início do próximo ano.