Aumentam as queixas sobre os transportes públicos. Portal da Queixa regista quase 3 mil reclamações
Entre Janeiro e 15 de Dezembro deste ano, o Portal da Queixa recebeu quase três mil queixas relacionadas com o sector dos transportes públicos. Este número representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado.
Queixas sobre atrasos, longos tempos de espera, carreiras suprimidas, carruagens cheias, más condições dos veículos e comportamento impróprio dos condutores são alguns dos motivos que fizeram aumentar, em 2023, os índices de insatisfação dos passageiros.
A categoria mais reclamada do sector, a absorver 76.2% das ocorrências registadas é: Transportes Coletivos de Passageiros, traduzindo uma subida de 41%, face a 2022. Segue-se a categoria Comboio e Metropolitano, a acolher 22,.6% das queixas e a registar um aumento de 34%. A recolher uma fatia 1,2%, a categoria Transporte Marítimo foi a única que registou uma descida, em comparação com o período homólogo: menos 12,2%.
O atraso ou falta do transporte público com grandes tempos de espera é o tema apontado na maioria das queixas dos passageiros (60,3%). Em segundo, segue-se a alteração de carreira (mudanças nas linhas dos autocarros), a gerar 12,5% dos casos reportados no Portal da Queixa. A motivar 10,1% das ocorrências estão casos referentes à conduta do motorista. É o terceiro motivo mais invocado, onde os passageiros denunciam comportamentos agressivos, condução perigosa e falta de cordialidade.
Já as condições do veículo estão na origem de 5,8% das reclamações registadas este ano. Referem-se a veículos sujos, com ar condicionado avariado, mau cheiro, entre outras situações. A gerar 3,1% das queixas estão problemas com o reembolso. São questões sobre a não devolução do valor do passe por serviços não prestados.
As entidades que reúnem mais queixas
A Carris Metropolitana e a Carris (com operação em Lisboa), e a UNIR – nova rede de transportes da Área Metropolitana do Porto –, são as entidades mais visadas, somando 61,2% das queixas registadas. Até ao dia 15 de Dezembro foram efectuadas 1972 reclamações aos transportes públicos de Lisboa e 495 nos do Porto.