Aumenta a procura mundial por bens sustentáveis

O estudo internacional da WWF, realizado pela Economist Intelligence Unit (EIU), revela um aumento de 71% na procura de bens sustentáveis nos últimos cinco anos, tratando-se de um crescimento contínuo mesmo durante a pandemia.

O relatório intitulado “Eco-despertar: Medir a Consciência Global, Empenho e a Ação pela Natureza” mostra um aumento substancial dos cliques dos consumidores no que respeita a bens sustentáveis. Este dinamismo regista-se em locais como Reino Unido, Estados Unidos da América, Austrália e Canadá.

No entanto, esta tendência também se tem verificado em países como a Indonésia (que regista um aumento de 24%) ou o Equador (120%).

O estudo afirma, assim, que em todo o mundo, particularmente nos mercados emergentes, os cidadãos estão mais conscientes da crise planetária em que se vive. Este cenário afecta o seu comportamento, criando o movimento de “eco-wakening”, levando-os a preocupar-se a agirem em torno da perda de natureza e biodiversidade.

«Já não é aceitável ou inteligente ignorar a sustentabilidade nos negócios, e é isto que os consumidores estão a dizer a alto e bom som com a sua procura online por bens sustentáveis. A preferência dos consumidores está a levar indústrias inteiras a mudar e nenhum mercado ou setor escapa. Esta investigação fornece validação a uma tendência assumida também nos mercados emergentes e em desenvolvimento – que a procura local e os consumidores no fim da cadeia de valor são importantes, e o seu comportamento está a impulsionar a mudança – e isto irá moldar a recuperação económica global da pandemia», afirma Cristianne Close, directora de Mercados Internacionais da WWF.

O estudo afirma também que os consumidores não só afirmam que querem que as empresas façam melhor quando se trata de apoiar o ambiente, como também estão a mudar materialmente o seu comportamento nesse sentido. Esta pressão fez com que as marcas assumissem e mantivessem compromissos com a sustentabilidade.

Por exemplo, mais de 50% dos executivos da C-Suite (CEO, CFO, CTO, entre outros cargos) afirmam que a procura dos consumidores está a impulsionar o enfoque na sustentabilidade na indústria da moda e têxtil. Consequentemente, 65% das organizações que participaram num inquérito recente afirmaram ter-se comprometido a adquirir matérias-primas produzidas de forma sustentável. E 60% estão agora a recolher dados sobre a sustentabilidade da cadeia de abastecimento, incluindo a utilização da água e de outros recursos naturais nos seus processos de produção.

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