Auchan transforma borras de café em fertilizante para produtores parceiros
As borras de café biológico que resultam da actividade das cafetarias das lojas Auchan ganham uma segunda vida sob a forma de fertilizante para os solos dos produtores locais parceiros da cadeia de supermercados. As borras poderão servir também para repelir pragas.
As lojas de Almada, Setúbal e Coina são as primeiras a receber a iniciativa que, de acordo com a Auchan, se integra na estratégia “Desperdício Zero”. Nesta fase inicial, as borras terão como destino a Quinta das Mélias, produtora de hortícolas biológicas, mas outros parceiros deverão juntar-se quando também mais lojas foram abrangidas.
Há cerca de um ano que as cafetarias das lojas Auchan começaram a usar café biológico para que os clientes pudessem desfrutar de uma bebida quente com menor impacto ambiental. Agora, a insígnia dá mais um passo em frente no sentido de reduzir o desperdício associado ao café: só num mês, a Auchan já conseguiu aproveitar aproximadamente 100 quilos de borras.
“Esta iniciativa reflecte o empenho da Auchan Retail Portugal na procura constante de soluções para prevenir e reduzir o desperdício e vem juntar-se a uma série de outras iniciativas já desenvolvidas”, sublinha a marca em comunicado.
Desperdício de mais de 15 toneladas de pão evitado
Além de reutilizar as borras de café, a Auchan também tem em marcha a iniciativa “Pão para Culinária”, que lhe permitiu evitar o desperdício de mais de 15 toneladas de pão. Neste caso, a marca vende o pão do dia anterior a um preço mais baixo, oferecendo uma solução mais económica e ecológica para quem quer fazer tostas ou migas, por exemplo.
Os pães com mais de dois dias, por seu turno, são transformados em pão ralado. Em ambos os casos, a redução do preço em relação ao pão fresco é de 50%.