Auchan quer 100% das embalagens de marca própria reutilizáveis ou recicláveis até 2022
A Auchan Retail Portugal traçou novas metas ambientais para 2022. Já no próximo ano, a dona dos supermercados Auchan quer que todas as embalagens de marca própria sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis. Além disso, a empresa quer eliminar, “na medida do possível”, as embalagens de plástico nas secções de produtos frescos, frutas e legumes e consumíveis na zona de restauração e cafetaria.
“Para a empresa, a solução não passa por acabar com os plásticos na totalidade, mas sim com o comportamento generalizado de ‘extrair – fabricar – descartar’”, explica ainda a Auchan em comunicado, sublinhando que os novos objectivos surgem em linha com a assinatura do Pacto Europeu para os Plásticos, no ano passado.
Neste momento, a Auchan já não vende talheres de plástico de utilização única e não disponibiliza talheres de plástico para as refeições de take-away. Além disso, aposta nos produtores alimentares e não alimentares a granel e na implementação de alternativas para as em embalagens de frutas e vegetais. Nas áreas da cosmética e têxteis, investe no desenvolvimento de gamas ecológicas.
De acordo com Paulo Monteiro, director de Responsabilidade Corporativa da Auchan Retail Portugal, «o conjunto de medidas implementadas em Portugal, desde final de 2018, permitiu eliminar em 2020 aproximadamente 222 toneladas de plástico e substituir 343 toneladas de plástico virgem por incorporação de plástico reciclado».