Auchan cria semáforo nutricional para a marca própria
Os produtos de marca própria da Auchan Retail Portugal vão passar a contar com um novo sistema de rotulagem em que o valor nutricional dos alimentos surge em destaque. O objectivo é oferecer mais transparência aos consumidores, contribuindo para que tomem decisões conscientes sobre aquilo que comem.
O Nutri-Score é um sistema gráfico que ambiciona ser simples, fácil de ler e de entender. Classifica os alimentos numa escala de A a E, cada uma com uma cor diferente, do verde ao vermelho. Fibras e proteínas são alguns dos elementos avaliados, bem como gorduras saturadas, açúcares e sal.
Na categoria A, encontram-se produtos como água, legumes e peixe congelados. No sentido inverso, são classificados com E alimentos como queijos gordos, enchidos, bolos mais doces ou calóricos. Nesse caso, a Auchan Retail Portugal aconselha que sejam ingeridos com moderação.
Segundo a empresa, o Nutri-Score já é recomendado em países como França, Bélgica e Espanha, embora seja opcional. Por cá, está presente em todos os produtos de marca própria na plataforma online da Auchan Portugal- Em breve, chegará às embalagens físicas dos artigos.
«Com a multiplicidade de produtos e rótulos que existem, quisemos aumentar a transparência para os nossos consumidores e, por isso, resolvemos adoptar o Nutri-Score», explica Rui Oliveira, director de Marca Própria da Auchan Retail Portugal. O responsável considera que será mais fácil para as pessoas obter informação sobre os alimentos e seguir um caminho mais saudável. Por outro lado, acrescenta ainda, «para os profissionais de saúde também será mais fácil fazer recomendações porque têm acesso a informação uniformizada».
Até meados do próximo ano, a cadeia de supermercados espera ter nas suas lojas mais de duas mil referências com o Nutri-Score.