Auchan aponta à saúde com nova plataforma que esclarece dúvidas sobre sintomas
O Auchan vai passar a disponibilizar, na sua plataforma online, informação sobre problemas de saúde de menor gravidade e medicamentos não sujeitos a receita médica, de forma a que os seus consumidores possam fazer escolhas conscientes sobre a medicação que tomam.
A ferramenta “Medicamento Certo” foi desenvolvida por uma equipa de farmacêuticos da startup portuguesa SerFarma e esclarece dúvidas sobre sintomas ou medicamentos. É apenas necessário inserir o que se pretende procurar e, a partir daí, a plataforma guia o consumidor através de um conjunto de passos, como a introdução de informações adicionais sobre alergias, condições de saúde prévias e toma de medicamentos, até obter como resultado informação adaptada a cada situação.
Na secção “Sintomas”, a Medicamento Certo faculta informação sobre sintomas relacionados com problemas de saúde de menor gravidade. No resultado final, são dadas sugestões de cuidados não farmacológicos que ajudam a aliviar esses sintomas e a indicação do medicamento mais adequado para a situação. Caso sejam introduzidos sintomas graves ou identificados sinais de alerta, a plataforma irá alertar o consumidor para que consulte um profissional de saúde ou contacte a linha SNS 24.
Já na secção “Medicamentos”, o consumidor encontrará informação sobre a composição e indicação terapêutica de fármacos, advertências e precauções, bem como a forma de tomar, as doses indicadas e o tempo de tratamento adequado.
«Com a ‘Medicamento Certo’ pretendemos reforçar o contributo da Auchan para a promoção do uso racional do medicamento e oferecer ao cliente a possibilidade de comprar medicamentos não sujeitos a receita médica em auchan.pt com toda a comodidade e conveniência, apoiado em informação rigorosa e credível, que lhe permita efectuar uma auto-medicação responsável e consciente», refere, em comunicado, Inês Matos, directora de Nutrição, Saúde e Bem-Estar e responsável pelo projecto na Auchan Retail Portugal.