Auchan: Alimentar uma vida melhor e preservar o planeta
A sustentabilidade tornou-se uma prioridade estratégica para empresas de diversos sectores, mas poucas enfrentam desafios tão significativos quanto o do retalho. Intitulada “Visão 2032: Alimentar Uma Vida Melhor e Preservar o Planeta” e estruturada em três pilares, “Planet – Preservar o Planeta”, “People – Viver Melhor” e “Food – Comer Bem”, a estratégia de Responsabilidade Social e Empresarial (RSE) da Auchan é suportada por 14 compromissos concretos, estabelecendo metas ambiciosas e promovendo acções efectivas que transformam não só o modelo de negócio, mas também o impacto ambiental e social da empresa.
CUIDAR DA TERRA
A descarbonização da cadeia de valor é um compromisso essencial para a Auchan. De 2019 a 2023, a empresa reduziu 70% das emissões de CO₂ nos âmbitos 1 e 2 (relacionados com o funcionamento das lojas), um resultado alcançado graças à transição para 100% de energia renovável em todas as suas operações, à autoprodução de energia eléctrica através de fontes renováveis e a investimentos em equipamentos energeticamente eficientes.
O programa “Lean & Green”, com vista à redução das emissões relacionadas com a logística e armazenamento, já permitiu uma diminuição acima dos objectivos nesses processos, com a Auchan a merecer assim a 1.ª estrela relativa ao programa.
Relativamente ao âmbito 3, que cobre emissões indirectas das actividades a montante e jusante das lojas, as mesmas representam 98% das emissões totais da empresa. Para enfrentar este desafio, a Auchan envolveu os seus fornecedores em iniciativas como o programa “Partners for Decarbonization”, promovendo práticas sustentáveis, critérios de impacto de carbono na selecção de produtos e acções logísticas que, no seu conjunto, contribuem para trajectórias validadas pelo Science Based Targets Initiative (SBTi).
A protecção da biodiversidade ocupa também um lugar de destaque na estratégia ambiental da Auchan. Ao trabalhar com fornecedores certificados e promover práticas agrícolas sustentáveis, a empresa contribui para a preservação de ecossistemas e para a conservação de espécies ameaçadas. A inclusão de produtos que respeitam critérios rigorosos de conservação reflecte um compromisso com a minimização dos impactos ambientais associados à produção alimentar.
Outra área inegociável para a Auchan é o combate ao desperdício alimentar. Em 2023, foi conseguida uma diminuição de 9%, em comparação com o ano anterior, sendo que as iniciativas de economia circular, como a Happy Box – composta por 5 kg de frutas e legumes “salvos” –, permitiram a redução equivalente a 138 toneladas.
Simultaneamente, a doação e recuperação de alimentos não vendidos, canalizando-os para instituições sociais e reduzindo significativamente o impacte ambiental do desperdício, têm permitido estes resultados. Mesmo o que não é doado ou aproveitado é valorizado como resíduo, sendo que 94% dos nossos resíduos são valorizados.
Também fundamental para mitigar o impacto ambiental dos produtos é o desenvolvimento de embalagens responsáveis. Actualmente, 92% dos produtos de marca própria que colocam no mercado utilizam embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. A ferramenta Packtool permite à Auchan avaliar e melhorar continuamente os materiais utilizados, promovendo alternativas mais ecológicas e reduzindo a dependência de plásticos descartáveis não recicláveis. De destacar que 100% das nossas lojas abertas em 2022 têm certificações Ambiental, Energética e de Responsabilidade Social.
ALCANÇAR A PLENITUDE
A Auchan entende que o bem-estar das pessoas é essencial para o sucesso da sua estratégia, e os seus compromissos abrangem colaboradores, comunidades e a promoção de ambientes inclusivos e diversos.
Para os colaboradores, a adesão ao Pacto para a Saúde Mental, é um exemplo de como a Auchan se preocupa com o bem-estar emocional dos seus quadros, em conjunto com hábitos de vida saudáveis. Além de promover a saúde mental no local de trabalho, inclusive através de um seguro de saúde que abrange apoio psicológico, a Auchan também disponibilizou formações aos líderes em primeiros socorros emocionais, dando-lhes ferramentas para lidarem com problemas de foro psicológico, sejam os seus próprios ou da equipa. Complementando estas acções, rastreios podológicos e o uso de exoesqueletos demonstram a atenção à saúde física e à ergonomia no local de trabalho, promovendo melhores condições para tarefas repetitivas ou fisicamente exigentes.
Nas comunidades onde opera, a Auchan lidera iniciativas de impacto social através da sua fundação. Em 2024, a Fundação Auchan apoiou 63 projectos e seleccionou 10 para financiamento directo. O programa Escolar AMI destacou-se, através da distribuição de 187 mil euros em material escolar para crianças de famílias carenciadas. Outras iniciativas, como as campanhas de solidariedade para o Banco Alimentar e a Cruz Vermelha, angariaram 58 mil e 57 mil euros, respectivamente, mostrando o compromisso da empresa de retalho com a redução das desigualdades.
A promoção da diversidade e inclusão é outro pilar essencial. Políticas que asseguram igualdade de género (54% de mulheres líderes) e apoio a colaboradores com deficiência ou de idade avançada criam um ambiente de trabalho mais justo e representativo. Estas iniciativas não só favorecem os colaboradores, mas também reforçam os valores corporativos de equidade e respeito.
Além de ter sido distinguida com o selo Top Employer em 2024, a Auchan distribuiu pelos colaboradores 7 milhões em benefícios e outros 11 milhões repartidos entre participações de resultados e prémios.
ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA
O compromisso da Auchan com uma alimentação saudável e sustentável é central à Visão 2032, englobando a qualidade dos produtos, a promoção de hábitos alimentares saudáveis e o apoio à produção local.
A qualidade, rastreabilidade e excelência dos produtos são prioridades fundamentais. A Auchan investe na transparência ao longo da cadeia de produção, assegurando que os consumidores têm acesso a produtos que cumprem os mais elevados padrões de segurança e qualidade alimentar. Este compromisso reforça a confiança dos consumidores e alinha-se com os objectivos de sustentabilidade global.
A promoção de estilos de vida saudáveis é outro elemento essencial da estratégia “Visão 2032: Alimentar Uma Vida Melhor e Preservar o Planeta”: foram realizadas 267 iniciativas Auchan Live dedicadas a este tema, impactando 27 530 pessoas. A nível interno, a Auchan introduziu snacks equilibrados em máquinas automáticas e disponibiliza opções mais saudáveis em cafetarias e refeitórios. Estas acções são complementadas por campanhas de literacia alimentar que ajudam os consumidores a tomar decisões mais conscientes sobre a sua dieta, promovendo escolhas nutricionais, ou mesmo ajudando-os a não desperdiçar (a Auchan disponibiliza uma Calculadora de Desperdício Alimentar).
O apoio à produção local, além de reflectir o compromisso da empresa em reduzir a pegada de carbono associada ao transporte de alimentos, fortalece as economias regionais. Privilegiar produtores locais, todos qualificados através de auditorias, e práticas agrícolas responsáveis garantem não só frescura e qualidade, mas também uma ligação mais próxima com as comunidades, promovendo um sistema alimentar resiliente e sustentável. Essa aposta leva a que 82% do volume de compras total a fornecedores, por parte da Auchan, seja feito a fornecedores nacionais.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e responsabilidade social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 341) da Marketeer.