AT&T prepara oferta de aquisição da Vodafone para 2014

at&t_2A operadora norte-americana AT&T está a desenhar o esboço de uma eventual proposta de aquisição da Vodafone, a maior operadora europeia, já no próximo ano. A Vodafone não descarta a hipótese, mas sublinha que tem o seu próprio plano de expansão, avança a agência Bloomberg, que cita fontes ligadas ao processo.

A mesma fonte ressalva que as duas operadoras ainda não encetaram negociações formais. A confirmar-se, a operação de aquisição daria origem à maior operadora de telecomunicações mundial, em termos de vendas, com um valor de mercado superior a 250 mil milhões de dólares (cerca de 185 mil milhões de euros) e mais de 500 milhões de clientes em todo o globo.

De acordo com a Bloomberg, o presidente executivo da Vodafone, Vittorio Colao, estará receptivo a uma proposta que seja favorável para os accionistas da companhia, mas a operadora britânica tem um marcha a sua própria estratégia de expansão, como demonstra a recente aquisição da maior operadora de cabo da Alemanha, a Kabel Deutschland.

Esta não será, porém, a primeira tentativa da AT&T adquirir a Vodafone. Segundo a Bloomberg, a operadora norte-americana tinha já este ano abordado a Verizon Communications no sentido de fazerem uma oferta conjunta pela Vodafone. A Verizon rejeitou a proposta por considerar que era muito complexa e prefeiru investir 130 mil milhões de dólares (96,1 mil milhões de euros, ao câmbio actual) para adquirir os 45% que a operadora britânica detinha na Verizon Wireless (subsidiária da Verizon Communications).

Mesmo que a proposta de aquisição se venha a relizar, esta só poderá ter lugar depois de concluída a transacção entre a Verizon Communications e a Vodafone.

Artigos relacionados