Atitude das marcas impacta decisão de compra

Os consumidores portugueses valorizam a atitude das marcas e dão especial atenção a questões como a diversidade e sustentabilidades. A relação das insígnias com temas como estes tem um impacto na decisão de compra.

A conclusão é de um estudo divulgado pela Nielsen, segundo o qual 77% dos portugueses admitem que o facto de uma marca lutar contra leis discriminatórias poderá impactar a sua decisão de compra. Mais: estão dispostos a pagar mais por estas marcas.

O mesmo estudo revela que os consumidores acreditam que a comunicação e embalagens das marcas devem reflectir uma sociedade heterogénea: os portugueses apresentam valores mais altos do que a média europeia no que diz respeito à ideia de que a publicidade e o packaging devem representar vários tipos de corpo (55%), incapacidades físicas ou mentais (53%), pessoas idosas (53%), diversas origens, culturas, etnias e raças (47%), famílias não tradicionais (47%), diferentes religiões (415) e diferentes orientações sexuais e identidades de género (40%).

A Nielsen indica ainda que o apoio da economia local pode ser decisivo para 86% dos portugueses (comparativamente com 72% dos europeus). O apoio a causas ambientais e sociais e acções comerciais justas e transparentes também pesam no momento de decidir que produtos e serviços adquirir.

«Tal como temos vindo a observar nos últimos anos, o consumidor português mostra-se especialmente impactado por diversos atributos que vão muito para além do preço», aponta Ana Paula Barbosa, Retailer Services director da Nielsen. Em comunicado, a responsável afirma que esta tendência tem sido acentuada pelas melhorias na propensão para o consumo e na confiança dos consumidores portugueses.

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