Ateliê de arquitectuta S+A alcança os 25 anos e celebra com uma nova imagem
Com 25 anos de existência, o ateliê de arquitectura português Saraiva+Associados (S+A) dá a conhecer um rebranding da sua imagem, que representa uma reformulação completa da identidade e da comunicação de uma das maiores empresas de arquitectura nacionais, que opera internacionalmente em sete países.
Na origem da nova identidade, e a par do espírito de Miguel Saraiva, CEO, arquitecto e fundador da S+A, está uma tipografia customizada – a S+A 25, construída a partir da sua caligrafia.
«O processo de criação da S+A 25, em colaboração com o tipógrafo Luís Bandovas, obedeceu à minuciosa análise do traço caligráfico de Miguel Saraiva, com o objectivo de trazer o seu espírito, de forma subtil e até poética, à tipografia criada, que teria de ser corporativa, servir todas as necessidades de comunicação da empresa, mas permitir as explorações visuais, gráficas e expressivas no desenvolvimento das diversas dimensões da identidade corporativa», explica em comunicado Marko Rosalline, director Criativo e fundador da Deadinbeirute™.
Além da sua actuação e expansão em diversas partes do mundo, a S+A pretende afirmar-se como agente dinamizador da área da arquitectura, traçando um caminho “mais ligado à autoria, à entrega e fruição de resultados, onde a sustentabilidade, a tecnologia e a inovação, aliados à ampliação e à prática das suas áreas de especialização vão co-existir”.
Miguel Saraiva conta que, hoje, o ateliê abraça uma «comunicação mais consistente, mais ampla, mais madura, capaz de transmitir aquilo que o trouxe até aqui e com a capacidade de renovar aquilo que pretende para o futuro». Segundo o responsável, a intenção é que a S+A seja uma empresa de arquitectura global: «Queremos ser cada vez mais os representantes da arquitectura executada por arquitectos portugueses e feita a partir de Portugal», reitera. «Chegámos a uma fase da nossa evolução onde a nossa capacidade, organização e dimensão nos permite ter o fôlego necessário para elevar a nossa presença no mercado nacional e internacional.»
O estúdio de design com sede em Almada tem ainda na calha o lançamento de um livro e de um filme, que reflectem a obra e a história da Saraiva+Associados e que fecham o ciclo deste projecto de reposicionamento e identidade.