Ataques à Netflix aumentam à medida que também a utilização cresce

Os ataques de phishing à Netlix duplicaram ao longo das últimas duas semanas. A maioria está relacionada com os dados de pagamento, pelo que o risco de expor contas bancárias aumentou para os utilizadores desta plataforma de streaming de vídeo.

O alerta é deixado pela Check Point Research, que explica que estes ataques acontecem através de sites que parecem ser a Netflix mas que, na verdade, são plataformas desenhadas por piratas informáticos. Estes sites foram maioritariamente registados nos últimos meses, coincidindo com a propagação do novo coronavírus um pouco por todo o Mundo, que levou mais pessoas a ficarem em casa e a consumidor mais conteúdos. A relação com a pandemia é óbvia também através do registo de domínios como “netflixcovid19s.com”.

No geral, o número de ataques informáticos associados ao novo coronavírus cresceu quatro vezes, ao longo das últimas duas semanas: a Check Point dá conta de 2600 ciberataques relacionados com coronavírus, em média, a cada dia. O pico teve lugar no passado dia 28 de Março, quando se registaram 5 mil ataques. No entanto, considerando uma análise mensal, o volume global de ciberataques recuou 17% entre Janeiro e Março.

A Check Point aponta ainda para um total de 30.103 novos domínios registados relacionados com o coronavírus nas últimas duas semanas: 131 maliciosos e 2.777 suspeitos. Desde o início da pandemia, são mais de 51 mil os domínios registados associados ao COVID-19.

«Podemos esperar que esta tendência se mantenha no curto prazo», adianta Omer Dembinsky, Data manager of Threat Intelligence na Check Point. Segundo o responsável, os hackers estão a mudar os seus alvos e já não estão interessados somente em organizações empresariais. Com as pessoas em casa, será mais fácil atingir directamente os utilizadores através de plataformas como Netflix ou Zoom.

«É importante para todos exercitar boas práticas de cibersegurança e ser extra-cautelosos quando recebemos documentos ou links», sublinha ainda.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...