Asus quer estar no top 3 de telefones em 5 anos

Nos próximos três a cinco anos a Asus tem como objectivo para Portugal estar entre os três primeiros players de smartphones. A meta foi traçada à Marketeer por Hank Wu, country manager ibérico da Asus, à margem da apresentação, ontem ao final do dia, do novo smartphone Asus ZenFone 2 que conta com uma capa desenhada em exclusivo para o mercado português pelos artistas Luís Sanchez e João Branco da Storytailors.

Hank Wu revelou estar «satisfeito com os resultados desta parceria» que foi pioneira a nível mundial para a marca. «Demos a possibilidade dos clientes fazerem a pré-compra online e os resultados foram surpreendentes», comentou revelando que a edição limitada de uma centena de unidades esgotou em menos de uma semana. Aliás esta foi a primeira iniciativa do género que a Asus desenvolveu em estreita colaboração com artistas locais. «É importante esta visão local, mas é também importante a existência de uma visão mais global», referiu o country manager. Isto porque o produto tem de estar adaptado ao mercado global que é o objectivo da marca. Há, no entanto, especificidades locais a ter em conta. «Na China eles não gostam da cor branca porque têm muita neve ao longo do ano. Na Ásia gostam de ecrãs grandes de 5.5 a 6 polegadas e de canetas para escrever no ecrã, ao passo que aqui há mais apetência por ecrãs de 5 polegadas e escreve-se de forma diferente», explica. Portanto, refere, a parceria com os artistas portugueses foi uma primeira experiência «que correu muito bem» e deixa em aberto eventuais projectos futuros.

Globalmente a empresa está focada numa estratégia assente em mercados com grande densidade populacional como Índia, Indonésia, China e Brasil. «Precisamos de conseguir ter volume», explicou à Marketeer. Portugal foi um voto de confiança que foi dado à equipa local. Hank Wu acredita que a equipa está pronta para comercializar este produto que se vende de maneira completamente diferente dos tablets ou computadores. «Começámos por disponibilizar motherboards e tornámo-nos número um no mercado», recorda. Depois enveredaram também pelos portáteis, dispositivos móveis… e agora os smartphones . «Queremos ser o número um em todas as áreas e os telefones não são excepção.» Até ao final do ano o country manager acredita que serão vendidos em Portugal 20 mil unidades.

Disponíveis no mercado português estão os modelos ZenFone 2 (PVP de 349,99€), o Zenfone Selfie (279,99€) e o ZenFone 2 Laser (199,99€).

Trabalho dos Storytailors

StorytailorsA capa desenhada pelos artistas Storytailors é inspirada na cultura e vivências portuguesas e lisboetas. Ainda assim o country manager admite a hipótese de verem em Espanha como reagem os consumidores a este design.

«Os pássaros foram uma das primeiras formas que os seres humanos usaram para comunicar e são ao mesmo tempo um símbolo da liberdade», explicam os responsáveis da Storytailors. No fundo, referem, «queremos que quem usa, seja as nossas peças de vestuários seja as nossas outras criações, se sinta inspirado pelo que nós criamos».

Texto de Maria João Lima

Artigos relacionados