Asus: A dar tecnologia à música
Para se ouvir boa música, é necessária matéria-prima de qualidade, mas também equipamentos que garantam as melhores condições possíveis para o trabalho desenvolvido pelos músicos. E é aí que a Asus entra. «A Asus sempre esteve ligada ao mundo da música, apostando em parcerias que ajudem a marca a potenciar o PC, não só como estação de trabalho, mas também no entretenimento», sublinha Eduardo Cardoso, Marketing manager, acrescentando que os computadores da marca são peças essenciais, tanto na componente de edição e produção musical, como na vertente de quem os utiliza para ver e ouvir conteúdos.
A Asus tem, até, uma equipa dedicada, a Asus Golden Ear Team, que trabalha em parceria com os especialistas em áudio Harman Kardon com a ambição de criar a melhor tecnologia de áudio do mundo. «Esta combinação única de hardware e software equipa os nossos portáteis com o som mais incrível alguma vez ouvido num portátil», garante o mesmo responsável. Nomes reconhecidos a nível mundial, como o cantor Jason Mraz ou o DJ e produtor Alan Walker, parecem concordar, uma vez que fecharam parcerias de comunicação e de desenvolvimento de software com a Asus. Em alguns casos, a parceria passa também por melhorar o design do próprio portátil.
A nível local, e em Portugal em concreto, a Asus começou a explorar mais a aposta no território da música em 2011 com o NOS Alive (na altura ainda Optimus Alive), através de activação específica de áudio. O objectivo era divulgar a tecnologia SonicMaster, numa iniciativa em que, em parceria com o beatboxer português Rizumik, apresentava o conceito “Asus Sound Experience”: os festivaleiros podiam assistir a uma experiência imersiva, onde o som era unicamente proporcionado pelos equipamentos portáteis Asus, comprovando a alta-fidelidade do áudio.
Nos últimos dois anos, com os festivais em suspenso, a Asus continuou, ainda assim, ligada à música, tendo assumido o compromisso de manter todos os investimentos e parcerias existentes, sem quebrar acordos e, assim, ajudando a limitar as perdas dos parceiros.
MÃO-CHEIA DE FESTIVAIS
Já este ano, a história será diferente. A Asus prepara-se para estar presente em cinco festivais de música, de diferentes dimensões, mas sempre com o mesmo propósito: apoiar a cultura nos mais variados ambientes.
Ao mesmo tempo, a insígnia tecnológica tem a oportunidade de contactar com diferentes públicos e, mais tarde, colher os frutos dessa proximidade, através do incremento do brand awareness. O retorno da aposta na música mede-se ainda na possibilidade de manter uma posição de destaque e de preferência entre as marcas que trabalham este território.
A digressão da Asus pelos festivais arranca ainda em Junho com o Festival Impulso, entre os dias 23 e 25, nas Caldas da Rainha. Depois, segue para o Sumol Summer Fest, na Ericeira, nos dias 1 e 2 de Julho, e para o Brisa Beach Party, em Matosinhos, de 1 a 3 de Julho. Por fim, a Asus vai estar presente no NOS Alive, entre os dias 6 e 9 de Julho. Já fora do Verão, a insígnia apoiará o Super Bock em Stock, em Novembro.
«O nosso foco principal de comunicação para 2022 são os nossos computadores portáteis com ecrã OLED», adianta Eduardo Cardoso. «Nos festivais Impulso, Sumol Summer Fest e Brisa Beach Party, vamos estar focados nos portáteis da gama Vivobook com ecrã OLED, devido à proximidade ao target desta gama», investindo no conceito de comunicação “Power to Wow the World”. Nestes eventos, a Asus vai desafiar todos aqueles que se cruzarem com a marca a explorarem o seu poder.
Para o NOS Alive, a estratégia será outra. O Marketing manager revela que o foco estará em toda a gama OLED, com várias actividades a promover esta tecnologia e os seus benefícios. Para este efeito criaram o conceito “Mostra as tuas Cores” – cores que fazem parte da nossa vida, das nossas escolhas e das nossas personalidades. «Este foi o mote para que aproximássemos ainda mais as pessoas da marca, oferecendo- -lhes a oportunidade de mostrar os seus gostos, as suas preferências, as suas cores», explica. Com o NOS Alive, a Asus tem já uma «boa história conjunta », revelando-se mesmo uma «parceria essencial para alavancar a marca e a sua notoriedade em Portugal». Sendo um dos maiores festivais da Europa, é importante para a Asus «estar ligada e potenciar este ponto de contacto com cerca de 150 mil consumidores em simultâneo, principalmente num mercado pequeno como o português, onde não existem muitas oportunidades como esta». Além disso, é uma boa montra para apresentar inovações em primeira mão, sentindo desde logo o pulso às reacções que os portugueses terão a um lançamento mais alargado. Exemplo disso será a apresentação aos media da grande novidade da Asus para 2022: o Asus Zenbook 17 Fold.
Com isto em mente, a Asus lançou uma campanha comercial através da qual oferece um bilhete diário para o NOS Alive aos clientes que adquirirem um Asus Vivobook Pro OLED até 23 de Junho. Já durante o festival, a principal activação tem como objectivo demonstrar a liderança em portáteis com ecrã OLED e, para isso, serão criados vários momentos de diversão individual e de grupo para descobrir as vantagens desta tecnologia.
«O maior objectivo é o regresso à normalidade. Estamos todos, marcas e consumidores, com saudades destes grandes eventos e, por isso, queremos voltar em grande e ao contacto físico com os nossos fãs», comenta Eduardo Cardoso. Nestas activações, os colaboradores da Asus têm a oportunidade de integrar a equipa de staff, vestindo a camisola e estando sempre presentes como “promotores” e verdadeiros embaixadores da marca, frisa ainda.
Segundo o Marketing manager, a Asus é, claramente, a marca com maior notoriedade espontânea quando se fala de computadores. Para lá da música, tem complementado a ligação ao entretenimento com a associação a outra área de grande dimensão e impacto, o cinema. «Através de parcerias com o Doc Lisboa e o Indie Lisboa, onde realizámos recentemente activação de marca com a base demonstrativa dos ecrãs OLED e mostrámos ao mercado duas edições limitadas de dois content creators portugueses, o Hélio Bray e a Ana Ventura», recorda Eduardo Cardoso.
Este trabalho de notoriedade e percepção do consumidor em relação à Asus traduz-se também em distinções: é a marca de computadores mais premiada em Portugal. Além disso, foi Marca de Confiança três anos consecutivos, Prémio Cinco Estrelas nesta categoria e também vencedora frequente em iniciativas de meios da especialidade, como o Prémio Leitor da PC Guia para melhor marca de portáteis e o Produto do Ano para a Exame Informática.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na Música”, publicado na edição de Junho (n.º 311) da Marketeer.