Associação XXS assinala Dia da Prematuridade com apelo: tricotar gorros e botas de lã
Hoje assinala-se o Dia Mundial da Prematuridade (DMP), que tem como objectivo sensibilizar para os desafios do nascimento prematuro e os riscos e consequências enfrentados pelos bebés prematuros e suas famílias em todo o Mundo.
Este ano, a XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro volta a juntar-se à campanha da EFCNI – European Foundation for Care of Newborn Infants e GLANCE – Global Alliance for Newborn Care que tem como mote “O Abraço dos pais: uma terapia poderosa!”.
Apesar dos benefícios do contacto pele-a-pele para bebés prematuros ou de baixo peso serem reconhecidos internacionalmente, a implementação do Método Canguru como prática comum desde o momento do nascimento tem sido um grande desafio ao nível global.
Além desta iniciativa, a XXS vai lançar no DMP a 4.ª edição da Campanha “XXS-XXL, Pequeno no Tamanho, Grande no Coração”, que tem como objectivo alertar para a realidade dos nascimentos prematuros e contribuir para dotar as Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País de material de conforto necessário e adequado a estes bebés. Os gorros e botinhas vão permitir manter os bebés quentes e ajudar a promover o vínculo afectivo com os seus pais, através do MC.
Através desta campanha, a XXS faz um apelo a todos os portugueses para que tricotem gorros e botinhas em lã própria para bebé, com medidas mais pequenas, e contribuam para aquecer os corações dos Bebés XXS, dos seus pais, irmãos, família, amigos e profissionais de saúde que os acompanham dia-a-dia nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País.
A entrega dos gorros e botinhas deve ser feita até ao dia 31 de Janeiro em 58 lojas Banco CTT e 6 lojas Knot espalhadas pelo País. A Nestlé, parceira mais uma vez nesta iniciativa, irá posteriormente recolher o material e entregar junto de todas as Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais.