Associação Salvador quer aumentar acessibilidade no mundo empresarial com esta campanha
A Associação Salvador pretende ser um aliado junto da comunidade empresarial na promoção da mudança de atitudes, comportamentos e mentalidades. Nesse sentido, nasceu a campanha “Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei”, que pretende alertar que a mudança é mais abrangente do que as alterações que as empresas possam realizar para se tornarem inclusivas, pois não chega “arranjar emprego”.
Se não houver acesso de casa até aos transportes públicos ou acessibilidade dentro do próprio local de trabalho, para muitos torna-se impossível trabalhar.
«Num mundo ideal, não deveria ser necessário impor um sistema de quotas e a integração deveria ser plena. No entanto, a realidade ainda está longe de ser essa, pois sem a existência de quotas obrigatórias, as empresas não estavam a fazer essa integração. As quotas vieram acelerar o processo e estamos expectantes quanto aos resultados decorrentes da fiscalização da Lei», diz, em comunicado, Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação Salvador.
A Associação Salvador lançou recentemente um Selo de Acessibilidades, em conjunto com o ICVM (Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade), como o objectivo de ajudar as empresas a tornarem-se inclusivas.
Este selo pretende avaliar e premiar a acessibilidade em locais como empresas, comércio, restaurantes, hotéis, serviços ou equipamento, garantindo que respondem às necessidades específicas de cada pessoa. Quando solicitado o selo, será feita uma avaliação ao local (consultoria), com relatório de melhorias tendo em conta todo o tipo de deficiências e a acessibilidade universal.