Associação do Café quer reforçar qualidade portuguesa além-fronteiras
A qualidade do café português está em destaque na nova campanha da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), que aponta aos mercados internacionais pare promover o interesse e aumentar a notoriedade dos produtos de origem nacional. “Portuguese Coffee, A Blend of Stories to The World” é o mote da projecto.
Segundo a AICC, o sector do café conseguiu aumentar as exportações no ano passado, apesar da pandemia, e agora é preciso manter essa trajectória. O investimento vai para países onde o café português já tem uma presença consolidada, mas também para novos mercados de forma a alargar o leque de parceiros. Canadá e Reino Unido são os destinos já traçados para este ano.
A nova campanha surge neste sentido, exaltando e preservando o típico café expresso português e a sua identidade. A AICC sublinha que se trata mesmo de uma nova marca institucional, “motivada pelo facto de não existir, até ao momento, um elemento aglutinador de toda a indústria que permitisse a diferenciação do café expresso português em relação a outras bebidas expresso de diferentes origens ou países”.
Portuguese Coffee, A Blend of Stories to The World” assume, por isso, também a forma de selo de denominação que será usado pelos associados da AICC.
Cláudia Pimentel, secretária-geral da associação, sublinha que a nova marca representa uma mistura de histórias: «Por um lado, as histórias das diversas marcas à volta do café português; por outro, as histórias de Portugal e do café no Mundo, nomeadamente, no Brasil, Angola e Timor, onde o nosso país desempenhou um papel preponderante na disseminação desta que é a segunda commodity mais transaccionada do Planeta.»