Assistentes de voz impulsionam notoriedade das marcas

Os níveis de recordação de uma marca gerados através de assistentes de voz podem ser o dobro dos verificados via televisão. A conclusão é da Publicis Media após ter realizado um estudo junto de consumidores norte-americanos e britânicos tendo em vista perceber qual o impacto desta nova tecnologia na vida das pessoas e percepção das insígnias.

Segundo o estudo “The Rise of voice”, reportado pela Adweek, os índices de awareness, porém, não registam os mesmos resultados positivos. Embora as colunas inteligentes como a Amazon Echo ajudem as marcas a serem lembradas pelo público, não contribuem para uma noção alargada de quais os bens e serviços que as mesmas têm para oferecer.

No que diz respeito a interacção com as marcas a partir destes assistentes modernos, o estudo indica que os utilizadores se mostram reticentes à possibilidade devido à pouca familiaridade com o dispositivo e preocupações relacionadas com a privacidade das informações partilhadas. Ainda assim, parecem querer experiências personalizadas que apenas serão possíveis se partilharem alguns dados sobre si.

A Publicis Media descobriu, ainda, que as famílias constituem a maioria dos chamados early adopters, utilizadores que começam a utilizar determinado dispositivo ou tecnologia antes de o mesmo se massificar. Este deve ser, por isso, o público a ter em atenção no momento de criar experiências para assistentes de voz.

Artigos relacionados