As tampas agora vêm presas às garrafas. Sabe porquê?

Já deverá ter reparado que as tampas das garrafas plásticas agora vêm presas à embalagem, mas sabe porquê? Trata-se de uma nova directiva, já transposta para a legislação portuguesa, e que entra em vigor a 3 de Julho.

A partir desta data, todas as garrafas de plástico de bebidas (água, sumos, cerveja, leite, entre outras), com capacidade até 3 litros, consideradas de uso único, devem cumprir a regra de não separar a tampa da embalagem.

O objectivo, esclarece uma publicação do Continente, é evitar que estas pequenas tampas, que se perdem facilmente, acabem nos mares, prejudicando a vida marinha e a biodiversidade. Ao mesmo tempo, espera-se que aumente o encaminhamento destas peças de plástico para reciclagem, uma vez que as tampas isoladas são mais susceptíveis de se perderem nesse caminho.

Segundo contagens realizadas nas praias europeias, entre 80% e 85 % do lixo marinho é constituído por plástico, sendo que os artigos de plástico de utilização única representam 50% e os artigos relacionados com a pesca representam 27% do total.

Artigos relacionados