As principais tendências de consumo para 2025

Por Natália Pacheco, Professora e Diretora do Global Master in Marketing do IPAM Lisboa

Todos os anos, profissionais de marketing em diferentes países analisam as tendências de consumo para planear inovações de produtos, serviços, modelos de negócio, etc. Analisar tendências é uma atividade fulcral para identificar oportunidades e minimizar riscos para as empresas. Este é um bom momento para analisar as principais tendências de consumo para 2025 e refletir sobre como integrá-las de forma estratégica no seu negócio.

1. Inteligência Artificial: Continua a crescer a utilização de IA para atividades pessoais e profissionais. Os consumidores adotaram com entusiasmo certas ferramentas de IA generativa (p.ex., ChatGPT e Midjourney) para planear viagens, auxiliar no desenvolvimento de trabalhos académicos e outras atividades. As empresas também adotaram a IA para facilitar a experiência de compra online com recomendações personalizadas e melhorar o desempenho dos chatbots. Entretanto, as empresas precisam utilizar a IA com cautela, pois ainda há desconfiança por parte dos consumidores sobre a capacidade da IA de resolver questões complexas, podendo haver preferência pelo atendimento humano em certos contextos.

2. Alto valor e preços baixos: As incertezas económicas tornam os consumidores mais estratégicos nas decisões de consumo, valorizando preços baixos, descontos, cashback e outros benefícios de programas de fidelidade. Porém, qualidade e conveniência também são características importantes que aumentam a proposta de valor dos produtos e fazem com que os consumidores estejam dispostos a pagar mais pelos mesmos.

3. Sustentabilidade: Preocupações com as alterações climáticas motivam o consumo mais consciente e sustentável. Apesar disto, os consumidores querem fazer boas compras com baixos preços, portanto apostar apenas nas características sustentáveis não é garantia de sucesso. É importante que os produtos sustentáveis tenham preços acessíveis e destaquem os benefícios ao consumidor em termos de qualidade ou saúde, por exemplo.

4. Bem-estar: Os consumidores querem viver mais e melhor e este desejo tem consequências nos seus hábitos de consumo.  O consumo de produtos que auxiliem numa rotina de exercícios, cuidados pessoais e alimentação saudável tem aumentado. Suplementos alimentares, smart watches que monitorem sinais vitais e cosméticos são exemplos de produtos relevantes nesta tendência. Para aumentar as chances de sucesso, é fundamental que estes produtos transmitam evidências científicas acerca dos seus resultados, de modo a prevenir qualquer desconfiança por parte dos consumidores.

Como é que pode aproveitar estas tendências de consumo em sua proposta de valor? Que produtos ou serviços pode desenvolver para adquirir e reter consumidores? Esteja atento a estas e outras tendências para 2025.

Referências:

Passport Euromonitor. Top Global Consumer Trends 2025.

Statista. Must-Watch Consumer Trends 2025.

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