As novas Havaianas foram desenhadas por artistas brasileiros das favelas

A Havaianas faz parte dos lares de milhões brasileiros e como forma de manter a ligação ao local e de onde origina criou uma parceria com a Gerando Falcões – ecossistema de desenvolvimento social que actua em rede nas favelas – para lançar o projecto Favela Creations.

Ambas as entidades seleccionaram quatro nomes para retratar, através das suas expressões artísticas, o que esses espaços significam para eles, com a estampagem de quatro modelos inéditos de chinelos.

A equipa é formada pela dupla Robézio e Tereza, do Acidum Project (Fortaleza e Caucaia, CE), Luis World (de Nacional, na periferia de Contagem, MG), Jamaikah (da Vila Helenita, Viamão, RS) e Wanatta (de Alto Vera Cruz – Leste de Belo Horizonte, MG).

Para aumentar a presença dessas obras na favela, a marca venderá os produtos da colecção com um valor mais acessível nas regiões onde os artistas moram e impulsionará a colecção nos mais de 250 mil pontos de vendas em todo o Brasil, oferecendo-lhes ainda mais visibilidade. A colecção encontra-se também disponível na Europa, incluindo Portugal, através da loja online da marca e de revendedores seleccionados.

O modelo criado pela dupla Acidum Project retrata a riqueza que vê nas pessoas e nas periferias do Nordeste, desde a textura do asfalto, das paredes de tijolo, das roupas penduradas, até aos detalhes sobre as pessoas que ali moram, como as cores e combinações que elas vestem.

Já o modelo criado por Luis World traz a imagem de uma criança a voar, levando um coração. O desenho simboliza a esperança, a força e o direito de ir e vir que todos os moradores desejam.

Para Jamaikah, o estampado criado foi inspirado na sua infância, através de um encontro sensorial ocorrido na época. O desenho retrata a sua lembrança afectiva de brincar na rua, esfolar os joelhos e olhar para o céu cheio de papagaios, que lhe traziam a sensação de liberdade e empoderamento.

Wanatta trouxe na sua arte uma composição de elementos inspirados nas tatuagens, um símbolo muito forte na comunidade e que traz um desenho clássico — a composição mostra um jaguar a proteger a sua cria, que leva a favela no peito.

Todos os pares estão disponíveis pelo valor de 27 euros.

Artigos relacionados