As novas embalagens de Smarties são de papel reciclável

A Smarties garante ser a primeira marca global de chocolates a mudar para embalagens em papel reciclável. A insígnia da Nestlé disse adeus ao plástico e apresenta agora um novo packaging mais amigo do ambiente em 90% dos seus produtos. Os restantes 10% já correspondiam a embalagens de papel reciclável.

A mudança anunciada pela Smarties permitirá evitar a utilização de aproximadamente 250 milhões de embalagens em plástico, que eram vendidas por ano a nível mundial. A nova opção é feita a partir de papel revestido de origem renovável, a que se juntam etiquetas também em papel e cartão. Para que não haja dúvidas sobre o que fazer após o consumo, o rótulo apresenta indicações sobre como descartar a embalagem: o ecoponto azul é o correcto.

«Mudar as embalagens de Smarties para papel reciclável é uma das nossas principais iniciativas de embalagens sustentáveis na categoria de confeitaria. É mais um passo na concretização da ambição da Nestlé de tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025 e de reduzir a utilização de plásticos virgens para um terço no mesmo período», explica Alexander von Maillot, director global de Confeitaria da Nestlé.

Louise Barrett, directora do Nestlé Confectionery Product Technology Center, no Reino Unido, acrescenta que o desenvolvimento de soluções de embalagens em papel exigiu «o pioneirismo de novos materiais e a realização de testes por especialistas».

Depois de aprovadas, as novas soluções obrigaram a empresa a adaptar as linhas de produção existentes para que o manuseamento cuidadoso que o papel requer fosse possível. «Ao mesmo tempo que garantimos a reciclabilidade em todos os novos formatos», adianta ainda Louise Barrett.

Artigos relacionados