As marcas não gostam só dos Likes
De acordo com um estudo realizado pela Ad Age, em parceria com o Citygroup, os marketeers que colocam anúnicos pagos no Facebook fazem-no mais para gerar notoriedade para a sua marca do que para angariar Likes e fãs.
Segundo o estudo, que incidiu sobre os subscritores da Ad Age, 45,9% dos inquiridos respondeu que o seu primeiro objectivo ao anunciar na rede social é o de dar a conhecer a marca e atrair a simpatia dos consumidores. O segundo principal motivo, apontado por 17,6% dos inquiridos, é o de gerar tráfego para o site da marca, enquanto ganhar fãs e Likes é o objectivo primário de 12,1% dos inquiridos.
Os resultados “são talvez surpreendentes, uma vez que acumular Likes tem sido a peça central de muitas das estratégias de marketing, ainda que a maior parte dos marketeers não tenha ideia se os Likes se traduzem num aumento das vendas”, sublinha a Ad Age.
Manter contacto com os consumidores (11,9%), aumentar as vendas (8,4%) e incrementar o comércio social (2%) são as restantes razões que levam os marketeers a colocar anúncios pagos no Facebook.
«Em 2011, as marcas gastaram muito tempo e energia a construir a sua base de fãs», afirma Debra Aho Williamson, analista da eMarketer, citada pela Ad Age. «Penso que estamos a assistir a uma evolução, pois as marcas agora tentam perceber o que fazer com esses fãs», conclui.