As marcas mais relevantes para os consumidores portugueses
O estudo Meaningul Brands 2021, da Havas, apurou quais as 10 marcas que os consumidores portugueses consideram ser mais relevantes, havendo três nomes portugueses nessa lista.
Delta, Compal e Continente são as três marcas portuguesas desta lista, que se juntam a Decathlon, Google, IKEA, Mercedes-Benz, Nivea, Olá e YouTube.
O estudo refere que existem marcas que conquistaram ganhos de relevância por terem ajustado a sua mensagem e oferta às necessidades potenciadas pela pandemia. Como exemplo, o Continente com o acesso a bens essenciais, o Google e o YouTube com o acesso a informação e entretenimento, a IKEA, por tornar a casa num espaço mais confortável e multifuncional, e a Decathlon, proporcionando o material necessário para aumentar o nível da actividade física.
Há muito que vimos a falar no propósito das marcas, e esta nova vaga enfatiza ainda mais a necessidade das marcas agirem de forma genuína, contribuindo deliberadamente para a construção de uma sociedade melhor, indo além dos benefícios funcionais de produto (que não devem nunca ser menosprezados). É importante reflectir sobre como podem as marcas afectar de forma duradoura o bem-estar individual e colectivo, ajustando a sua oferta às necessidades e sensibilidades que a pandemia agudizou e que vieram para ficar», Sofia Vieira, Insights & Strategy director do Havas Media Group.
O estudo apura que existe um gap entre as expectativas dos consumidores e a percepção da entrega da parte das marcas, o que se traduz num número com relevância: 68% das marcas poderiam desaparecer sem que os consumidores se importassem.
É ainda referido que apesar de 71% dos portugueses acredita ser sua responsabilidade de fazer a diferença, 83% considera que este é o momento das marcas agirem em prol da sociedade e do planeta. Caso ajam, 72% dos inquiridos afirma estar disposto a recompensa-las.
No entanto, há ainda um longo percurso para as marcas, visto que 81% afirma estar cansado de promessas vazias e 72% afirma que prefere comprar marcas cujo propósito vá além da obtenção de lucro. 84% dos portugueses considera que as marcas devem apoiar as pessoas e 88% a considerar que devem apoiar também os seus colaboradores.
Por último, o estudo refere que 74% dos portugueses deseja ter experiências mais relevantes. Para corresponder às expectativas, as marcas devem apoiar os consumidores (protegendo o seu poder de compra, oferecendo soluções que facilitem a sua vida diária e permitam poupar tempo, fomentando a adopção de hábitos de vida mais saudáveis, contribuindo para o aumento da sua satisfação). Mas também devem contribuir para a construção de um futuro melhor – ajudando os portugueses a projectaram-se no futuro através da aquisição de novas competências e ideias (como acesso à cultura e educação).
O apoio à economia também é essencial, nomeadamente fomentando a produção local e a criação de emprego, tonando a sua oferta e cadeia de valor cada vez mais sustentáveis. O objectivo é que o consumidor tenha um papel activo na construção de um futuro melhor, tornando-se um driver de mudança.