
«As marcas desempenham um papel fundamental na promoção de escolhas saudáveis entre os consumidores», assegura Joana Dias (Nestlé Kéfir)
Depois de Cerelac 0% Açúcares, Nesquik 0% Açúcares, Mokambo e Pensal, chegou a vez de Nestlé Kéfir receber o selo da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), que garante que os produtos em causa são escolhas nutritivas e equilibradas.
Trata-se do primeiro kéfir do mercado a ser distinguido com este selo, reconhecimento que reforça o compromisso da marca em oferecer produtos de alta qualidade nutricional, que contribuem para o bem-estar dos consumidores. O Selo da APN é atribuído a produtos que cumprem rigorosos critérios nutricionais definidos pela associação. Com a aquisição deste selo, Nestlé Kéfir dá destaque à sua composição nutricional equilibrada e aos seus benefícios para a saúde.
Joana Dias, Group Brand manager de Nestlé Kéfir, explica, em conversa com a Marketeer, que apesar de kéfir ser um segmento ainda pequeno no mercado de iogurtes, «é o que mais tem crescido», cabendo à Nestlé Kéfir «democratizar» a categoria.
Quais são os principais benefícios do kéfir para a saúde?

O kéfir é uma bebida probiótica fermentada, originária da região do Cáucaso, feita a partir da fermentação do leite por meio de grãos de kéfir. Esses grãos contêm uma combinação de bactérias benéficas, leveduras e proteínas que contribuem para a saúde intestinal e geral do organismo. A fermentação do leite resulta numa bebida rica em probióticos, que são microrganismos benéficos para o intestino, ajudando a melhorar a flora intestinal e, consequentemente, a digestão.
Além de ser uma excelente fonte de cálcio e proteína, o kéfir é conhecido por fortalecer o sistema imunológico, promover a saúde digestiva, melhorar a digestão da lactose (benefício importante para pessoas com intolerância), e pode ainda ajudar a controlar o colesterol e a reduzir a inflamação no corpo. É uma escolha alimentar saudável, especialmente para quem procura um estilo de vida equilibrado e nutritivo.
Que papel têm as marcas na promoção de escolhas saudáveis junto dos consumidores?
As marcas desempenham um papel fundamental na promoção de escolhas saudáveis entre os consumidores, podendo influenciar hábitos de consumo. E é isso que pretendemos fazer com Nestlé Kéfir, oferecendo produtos saudáveis através do desenvolvimento de receitas nutritivas, com benefícios, para além dos ingredientes naturais e funcionais presentes num iogurte.
Para tal, temos como política ser totalmente transparentes na comunicação dos packs, informando de forma clara e acessível sobre os ingredientes, o valor nutricional e os benefícios dos produtos, ajudando o consumidor a tomar decisões mais conscientes. Além disso, apostamos também em parcerias com instituições de saúde e bem-estar, como esta com a APN (Associação Portuguesa de Nutrição), ou com a nutricionista Iara Rodrigues para o desenvolvimento de campanhas e iniciativas que incentivem à adopção de hábitos saudáveis, promovendo educação nutricional em várias plataformas de media.
Quando assumimos um compromisso real com a promoção da saúde, não só fortalecemos a reputação do nosso produto e marca, como, e acima de tudo, pretendemos contribuir para uma sociedade mais saudável.
Estando o consumidor cada vez mais preocupado com as escolhas saudáveis, como tem evoluído a penetração de Nestlé Kéfir no mercado português?
Actualmente, kéfir é um segmento ainda pequeno no mercado de iogurtes, mas é o que mais tem crescido: mais de 40% durante dois anos seguidos. Democratizar uma categoria pouco conhecida exige, normalmente à marca mais desenvolvida no segmento, neste caso, Nestlé Kéfir, uma estratégia forte que permita ampliar o conhecimento sobre a categoria e os seus benefícios e gerar experimentação para tornar Nestle Kéfir acessível ao maior número de consumidores possível.
Quem é o cliente-tipo desta oferta?
O cliente-tipo de um iogurte kéfir é alguém que procura uma alimentação saudável e funcional. Geralmente é alguém que se preocupa com a sua saúde digestiva, a imunidade e a qualidade dos alimentos que consome.
Em termos de perfil, são, essencialmente, adultos com mais de 35 anos, embora também haja consumidores mais jovens interessados em alimentação natural. Apesar de ser consumido por homens e mulheres, é mais comum uma maior adesão no segmento feminino, especialmente devido ao interesse pelo bem-estar e pela saúde digestiva.
No que refere ao estilo de vida e hábitos de consumo, o consumidor de kéfir é preocupado com a sua saúde e, por isso, procura produtos naturais, sem aditivos artificiais e ricos em probióticos; é alguém que procura uma alimentação equilibrada, que tende a evitar produtos ultraprocessados e, na hora de escolher, acaba com optar por opções mais saudáveis e nutritivas;
É um consumidor interessado por nutrição e bem-estar, estando normalmente informado sobre os benefícios dos alimentos, e que acompanha tendências. Para além disso, há também os consumidores com restrições alimentares, que têm intolerância à lactose ou procuram alternativas a iogurtes comuns.
Resumindo, o perfil do consumidor de um iogurte kefir é alguém informado, que prioriza a saúde e faz escolhas conscientes na sua alimentação.
Como a marca se diferencia das outras no mercado?
Nestlé Kéfir traz todos os benefícios tradicionais do kéfir, com a qualidade e confiança de uma marca reconhecida mundialmente. Disponível em diferentes versões, como o formato mini, um formato mais familiar (500g) e o sólido, é uma marca que se adapta às diferentes necessidades dos consumidores, seja para um pequeno-almoço ou um lanche a meio da tarde.
A nossa receita de sabor suave oferece uma opção prática e deliciosa para quem pretende incorporar os probióticos na rotina de uma forma simples e saborosa. Com a presença de probióticos e autênticas leveduras e grãos de kéfir, auxilia na manutenção de uma flora intestinal saudável, favorecendo o equilíbrio digestivo e o fortalecimento do sistema imunitário. Além disso, as versões com baixo teor de gordura ou sem adição de açúcares tornam o Nestlé Kéfir uma excelente escolha para quem quer opções mais saudáveis e com menos calorias, sem prescindir do sabor.
Quando é que a Nestlé arrancou com a parceria com a APN?
Nestlé Kéfir recebeu o selo da Associação Portuguesa de Nutrição (APN) em Março deste ano, sendo o primeiro kéfir do mercado a ser distinguido com este selo.
Qual a importância de Nestlé Kéfir ter sido distinguida com o selo da APN?
É altamente relevante este reconhecimento uma vez que, com a aquisição deste selo, Nestlé Kéfir dá destaque à sua composição nutricional equilibrada e aos seus benefícios para a saúde. Esta distinção reforça o compromisso da marca em oferecer produtos de alta qualidade nutricional, que contribuem para o bem-estar dos consumidores. Estamos muito orgulhosos por ser a primeira marca de kéfir em Portugal a ser reconhecida com o Selo da APN.
Existem novos produtos ou sabores de kéfir que estão a ser desenvolvidos?
Sim, trata-se de um mercado em expansão, que vai ganhando novos consumidores todos os dias. Por isso mesmo, identificamos sempre novas necessidades de mercado que nos motivam a inovar e a ir mais além. Inclusivamente, acabámos de lançar um novo sabor de Nestlé Kéfir Sólido, de mirtilo, pois temos cada vez mais pessoas interessadas numa unidade individual de sólido kéfir, e identificamos um grande crescimento do momento de “snacking”. Uma vez que o segmento de sólidos ainda é maioritariamente natural, e, por isso, com opções de fruta mais reduzidas, lançámos esta novidade que acreditamos ser altamente valorizada.
Como será comunicada a conquista do selo aos consumidores?
Para além da colocação do selo nas principais embalagens de Nestlé Kéfir, desenvolvemos também uma campanha que passa por uma forte campanha de PR, pela comunicação outdoor, com mupis por todo o País, spots nas rádios mais ouvidas em Portugal e ainda através da parceria com a nutricionista Iara Rodrigues, que aumenta o alcance destas novidades através das suas redes sociais e presença em media.
Texto de Maria João Lima
*A jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico