As famosas caixas de pastilhas da Mercadona encolheram. Já reparou?
A Mercadona está a fazer pequenas alterações em alguns dos seus produtos. E são mudanças de tal forma subtis que a maioria das pessoas nem se apercebe do que mudou: a marca renovou o design das embalagens de pastilhas elásticas 100% Xilitol de menta, menta, morango e menta fresca. Ou seja, reduziu 15% o tamanho dos frascos diminuindo a utilização de plástico. Um “pormenor” que equivale a menos 30 toneladas de plástico por ano. Mas atenção: apesar desta transformação, a quantidade de pastilhas elásticas por frasco, 70 unidades, é a mesma.
Por outro lado, esta medida também permitiu otimizar a logística, aproveitando melhor o espaço de transporte. Com isto, a Mercadona assegura que continua a avançar com o compromisso na gestão responsável de resíduos e com a melhoria da sustentabilidade dos seus produtos.
Outro avanço significativo é a reciclagem das embalagens. O rótulo foi substituído por outro do mesmo material da lata. Desta forma, permite-se que a embalagem seja 100% reciclável e depositada no contentor amarelo. Não só facilita a reciclagem como contribui para um menor impacto ambiental.
Estas ações fazem parte de uma série de iniciativas que a Mercadona implementou no seu Plano de Responsabilidade Social. Entre elas, destacam-se a incorporação de plástico reciclado nas embalagens de pizzas refrigeradas, o desenvolvimento de sacos reutilizáveis e sustentáveis e a aposta nas recargas de produtos de perfumaria e cosmética.