As famílias estão a mudar
A Havas Worldwide fez um estudo sobre as opiniões face às alterações ocorridas nas estruturas familiares. Descubra as principais conclusões.
O conceito tradicional de família está a mudar. A Havas Worldwide conduziu o estudo “The New Dynamics of Family”, no âmbito da série de publicações especializadas Prosumer Report, onde detalha “mudanças estruturais a ocorrer no seio da família moderna, as mudanças nas relações familiares, a parentalidade na era digital e o impacto das crianças nos padrões de consumo”, explica a agência de marketing e comunicação.
Entre as principais conclusões, destaca-se a preocupação dos inquiridos com o desvio face à concepção tradicional de família: ”os inquiridos mostram-se preocupados com as mudanças radicais na estrutura familiar, em particular com as famílias monoparentais e com os lares unipessoais pelo mundo fora. A questão de maior divergência: legalização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, em que cerca de um terço das pessoas considera que prejudica a sociedade enquanto um quarto considera que ajuda a sociedade”.
Os papéis de género são alvo de estudo: “a nível global cerca de metade dos homens inquiridos, 46%, em comparação com 37% das mulheres, acreditam que seria melhor para as crianças se as mães não trabalhassem fora de casa. E quatro em cada dez homens acredita que as famílias funcionam melhor quando o pai é o “provedor” (enquanto apenas um quarto discorda)”, segundo a Havas.
A educação está também em foco: “cerca de seis em dez Millennials afirmam que criam intencionalmente os filhos de forma diferente daquela em que foram criados – e, em geral, pensam que são melhores pais do que os seus próprios pais foram”.
Por último, o impacto do digital nas relações humanas e na forma como se vive a família é também destacado pelo estudo, que “revelou sérias preocupações com o impacto das novas tecnologias nas crianças, com a maioria convencida de que a tecnologia digital e a internet estão a arruinar a infância e quase um em cada três inquiridos preocupados com o facto de a tecnologia estar a destruir a vida familiar”.
“The New Dinamics of Family” baseia-se em conclusões obtidas através de um estudo online com 6767 pessoas, com idades a partir dos 18 anos, em 20 países, incluindo Portugal. O estudo foi desenvolvido pela Havas Worldwide e implementado pela Market Probe International em Outubro de 2014.