As crianças e o Dia da Internet Mais Segura

por Guillermo Serrano – Facebook Policy Manager Espanha e Portugal

O Dia da Internet Mais Segura nunca foi tão importante como hoje. Uma das consequências da COVID-19 é que as pessoas dependem cada vez mais da tecnologia online. Os sucessivos confinamentos e restrições de movimento tem obrigado muitas crianças a ficar em casa, e consequentemente, a passar mais tempo online. Nos casos em que as escolas estão mesmo fechadas, como em Portugal, as crianças só têm a possibilidade de estar em contacto com os amigos e familiares através de plataformas online, ou seja, mais um fator que torna o contacto online extremamente importante para as crianças. Em princípio, esta presença online pode trazer benefícios para o bem-estar e para a saúde mental das crianças, mas existem riscos ao estarem expostas online.

O Facebook está comprometido com a segurança e o bem-estar de todos os utilizadores e regularmente partilhamos ferramentas, dicas e recursos para ajudar a manter as pessoas seguras e dar-lhes mais controlo sobre a sua experiência online. A nossa prioridade é capacitar as pessoas, jovens e idosos, para tomar decisões digitalmente seguras e dar-lhes as informações de que precisam para navegar num mundo cada vez mais digital, e isto nunca foi tão importante como agora, pois os jovens passam mais tempo nos seus dispositivos durante a atual pandemia.

A tecnologia, especialmente agora, pode ser uma tábua de salvação também para os pais. Os pais podem pedir conselhos nos grupos do Facebook e  conectar-se com amigos e parentes para lidar mais serenamente com o confinamento. É importante lembrar que os pais não devem ter medo da tecnologia. Dedique algum tempo para reconhecer que os jovens de hoje usam a tecnologia de uma maneira completamente diferente dos adultos, e que isso não tem qualquer problema. Cabe-lhe a si, o encarregado de educação, a começar uma  conversa com o seu filho sobre o uso e segurança da tecnologia.

A melhor forma de se deixar de preocupar em como o seu filho usa a tecnologia, é começar uma conversa franca e simples. O ‘Portal para os Pais’ do Facebook oferece dicas aos pais sobre como iniciar conversas sobre segurança online com os seus filhos e dá acesso a recursos especializados de segurança online. O início da conversa pode ser sobre o que o seu filho gosta de fazer online – talvez seja jogar, conversar com os amigos ou partilhar fotos. Depois pode acrescentar o que você gosta pessoalmente de fazer online, este é o melhor início de conversa. Se há um serviço que o seu filho usa e você não tem ideia de como funciona, é simples, peça que lhe mostre. As crianças adoram brincar aos professores e, dessa forma, está a capacitá-las a mostrar como funciona algo, o que é uma capacidade preciosa.

Se está preocupado com algo que o seu filho faz nas redes sociais, procure as ferramentas de segurança. Certifique-se que, por exemplo, ele sabe onde está o botão de denúncia, e que sabe bloquear alguém. Diga ao seu filho que ele pode e deve procurar alguém se vir algo online que o deixe chateado ou desconfortável. Frequentemente, as crianças não procuram os pais se algo os preocupa online, pois acreditam que sabem mais sobre tecnologia do que os adultos. No entanto, se partiram do mesmo ponto na relação com a tecnologia, e conversarem durante o processo, cria-se uma forma de resolução de problemas em família. E tudo começa com uma primeira conversa.

Se precisar de suporte, o ‘Get Digital’ é um programa de cidadania digital e bem-estar do Facebook, desenhado em parceria com especialistas, que oferece lições, dicas e recursos gratuitos para ajudar os jovens a desenvolverem as habilidades necessárias para navegar neste complexo universo digital. Estes recursos são úteis tanto dentro de casa como na sala de aula. Outro recurso importante é o ‘Centro de Segurança do Facebook’. Compreender a literacia digital pode ajudar os nossos filhos a manterem-se seguros online, ao mesmo tempo que os capacita a influenciar positivamente as suas comunidades.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...