As citações do Pensador vão passar a ser verificadas para combater a desinformação
A partir de agora, o site de citações em português Pensador vai passar a indicar quais das suas frases são verificadas, como forma de ajudar a combater a desinformação. Esta plataforma reúne actualmente mais de dois milhões de frases que são consultadas e partilhadas por mais de um milhão de pessoas por dia.
No Pensador, há escritores conhecidos, como Paulo Coelho, que partilham listas com as suas próprias frases, há quem utilize a marca para criar memes, mas também é comum surgir quem aproveite o carácter user generated do conteúdo para espalhar desinformação.
«A necessidade de verificação das frases surgiu da observação de alguns comportamentos na plataforma, que vão desde meros equívocos, passam por plágios e vão até à mais absoluta má-fé, como, por exemplo, com a retirada de determinada frase do seu contexto original ou com a atribuição de uma citação absolutamente falsa», explica, em comunicado, Paulo Stenzel, head of Marketing da 7Graus, tecnológica detentora do Pensador.
Como é, então, feita a verificação do Pensador? O processo é feito através de pesquisa na obra original, sejam livros, filmes, séries ou artigos, sempre que possível, ou pela utilização de fontes online confiáveis.
Em alguns casos, é accionada uma colaboração directa com especialistas que se dedicam ao tema e que mantêm projectos de combate à desinformação e fake news. Já em casos extremos, por exemplo, quando existe a tentativa de disseminação de discursos de ódio, o conteúdo é simplesmente eliminado do site.
Mas o público não fica fora desta missão, já que podem ajudar ao clicar, por baixo de uma citação, no link “Reportar/Denunciar”. Aqui, é possível indicar qualquer problema, solicitar a verificação, anexar algum link que assegure a fonte correcta, indicar outras fontes e ainda comprovar, ou desmentir, uma autoria.