As Birdbox da Auchan querem combater o desperdício alimentar no Natal
Sob o mote “Estarmos juntos não é para desperdiçar”, e em linha com o compromisso de reduzir o desperdício, a Auchan lançou a Birdbox, uma embalagem composta por três caixas herméticas, já à venda em todas as lojas. Segundo a cadeia de supermercados, trata-se de um desafio aos consumidores para que aproveitem e partilhem as sobras das festividades, como forma de combater o desperdício alimentar.
Além disso, por cada recipiente vendido, 1,5 euros revertem a favor da Cruz Vermelha, que vai oferecer refeições a quem mais necessita. Já na missão do combate ao desperdício no terreno, a Auchan tem como parceiro a Zero Desperdício, que ajuda diariamente a escoar o excedente alimentar.
De acordo com o retalhista alimentar, só em Portugal, cerca de um milhão de toneladas de alimentos vai para o lixo todos os anos, o que corresponde a 50 mil refeições diárias. Adicionalmente, mais de 30% do desperdício alimentar acontece em casa, no seio familiar.
Culturalmente, o Natal é uma época que leva a mais excessos e mais desperdício e, por esse motivo, este ano, “a grande protagonista da acção de Natal da Auchan é a Birdbox, um conjunto de embalagens práticas e convenientes para guardar as sobras da época festiva, e não só”.