As 50 marcas mais valiosas do mundo em 2024
Apesar de se manter na liderança, com valor de marca de 4,4 mil milhões de euros, pela primeira vez na história do ranking da Interbrand, a Apple perde valor de marca em relação ao ano anterior: uma queda de 3%.
Ao divulgar a 25ª edição do ranking Best Global Brands, das marcas mais valiosas do mundo, Greg Silverman, diretor global de economia de marca da Interbrand, explicou que, ao contrário de outras empresas que se apressaram a desenvolver e explorar a inteligência artificial (IA), a Apple foi mais cautelosa “para garantir que os lançamentos de IA correspondessem aos seus valores”.
Com isso, acrescenta o diretor, a empresa “colocou a confiança a longo prazo à frente dos ganhos de receitas a curto prazo”. No acumulado do ano, as ações da Apple valorizaram 20%, o que faz acreditar que o valor de marca voltará a crescer no próximo ano.
Completam o Top5 do Best Global Brands, a Microsoft (322,2 mil milhões de euros, mais 11%); Amazon (272,5 mil milhões de euros, mais de 8%); Google (266,3 mil milhões de euros, mais 12%); e Samsung (92 mil milhões de euros, mais 10% que no ano anterior).
As marcas que registaram maior aumento de valor de marca no ranking de 2024 foram a Ferrari e o YouTube. A primeira, que ocupa a 62ª posição, cresceu 21% e vale 11,9 mil milhões de euros. Já a segunda, em 24º lugar, segue a valer 27,5 mil milhões de euros, mais 16%.
Já entre as estreantes no Best Global Brands estão a Nvidia (36ª colocada, com valor de18, 2 mil milhões de euros), Pandora (91ª posição e valor de 6,4 mil milhões de euros) e Range Rover (96º lugar, 6 mil milhões de euros).
Ao analisar o histórico do ranking, desde o ano 2000, a Interbrand também destacou que as cem marcas mais valiosas do mundo perderam 3,1 biliões de euros.
Gonzalo Brujó, CEO Global da Interbrand, diz que nesse período o valor acumulado das mais valiosas cresceu 3,4 vezes, de 903 mil milhões de euros para 3,1 biliões de euros.
No entanto, este último número poderia ter chegado a 6,3 biliões de euros “se estas marcas tivessem sido tratadas e geridas como ativos estratégicos de crescimento”. O que o faz definir a questão como “uma oportunidade perdida surpreendente.”
Veja em baixo o ranking das 50 marcas mais valiosas: