As 4 principais tendências do marketing em Portugal em 2024, segundo a APPM

A Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) divulgou os resultados do Barómetro de Marketing, que fornece uma visão abrangente sobre o estado do marketing em Portugal. Inteligência artificial, sustentabilidade, marketing digital e gestão de experiência ao cliente são as principais tendências do marketing, em 2024, em Portugal.

Estes dados foram recolhidos através de um inquérito realizado junto dos associados da APPM e destacam as principais tendências, os grandes desafios e as perspectivas para o futuro do marketing em Portugal.

A Inteligência Artificial mostra-se como a principal tendência de marketing em Portugal, mencionada por 94% dos participantes no estudo, reflectindo a adaptação acelerada às novas tecnologias.

Além disso, as Estratégias de Sustentabilidade e a Gestão da Experiência do Cliente continuam a ser grandes apostas das empresas, mostrando a crescente preocupação com a personalização de mensagens e com o impacto social e ambiental das estratégias.

O principal desafio apontado pelas empresas no Barómetro foi a Atracção, Aquisição e Retenção de Clientes, superando os desafios tecnológicos e criativos. Este resultado reflecte a crescente competitividade do mercado e a necessidade de inovação constante para captar a atenção e manter a fidelização dos clientes.

No que diz respeito à adopção de estratégias de Marketing Digital, predominantes actualmente, as Redes Sociais surgem como a ferramenta mais utilizada, seguidas pelo SEO (Search Engine Optimization) e pelo E-mail Marketing.

Contudo, os canais indicados como mais eficazes, a seguir às redes sociais, são o Marketing de Conteúdo e a Publicidade Tradicional. As Colaborações entre Empresas, Agências e Freelancers estão, também, a tornar-se uma prática comum e bastante eficaz, com 73% das empresas a contar com parcerias para potencializar as suas campanhas de marketing.

A Sustentabilidade é uma das grandes prioridades para o futuro, com um grande número de empresas a investirem em métricas ESG (Environmental, Social, and Governance) nas suas estratégias. O papel do marketing na promoção da sustentabilidade foi destacado pelos participantes como uma área-chave para o crescimento das empresas nos próximos anos.

Este estudo indica ainda que o investimento no marketing continua a crescer exponencialmente com 55% das empresas a reportarem um crescimento nos seus orçamentos para marketing nos últimos anos, enquanto 39% mantiveram os investimentos constantes.

À medida que as empresas enfrentam os desafios de um mercado cada vez mais competitivo, o foco em inteligência artificial, retenção de clientes e parcerias estratégicas surgem como as principais forças que impulsionam o sucesso a longo prazo.