As 20 marcas mais valiosas da Europa em 2024

O final de cada ano é sempre altura de balanços. Como tal, a TradingPedia realizou um relatório que destaca as marcas mais valiosas da Europa em 2024.

Utilizando o método Royalty Relief da Brand Finance, que estima o valor que uma empresa pagaria para licenciar a sua marca caso não a possuísse, a equipa concluiu que as marcas alemãs e francesas destacam-se entre as mais valiosas da Europa nos últimos 12 meses.

A liderar encontra-se a Deutsche Telekom com um valor de 73,321 mil milhões de dólares. A marca alemã registou um aumento de 16,52% face a 2023 e ocupa agora a 9.ª posição mundial entre as marcas mais valiosas.

Segue-se em segundo lugar a também alemã Mercedes-Benz com um valor de 59,436 mil milhões de dólares, seguida pela gigante britânica Shell, avaliada em 50,302 mil milhões de dólares.

O top 20 europeu é dominado por marcas alemãs (8 no total) e francesas (6), destacando-se os setores automóvel da Alemanha e da moda em França.

          

A nível global, a Apple Inc. mantém-se como a marca mais valiosa do mundo, com um valor estimado de 516,58 mil milhões de dólares, com um aumento notório de 73% face a 2023.

Outros destaques são a Nestlé que lidera na Suíça com 20,77 mil milhões de dólares, em Espanha, o banco Santander ocupa o primeiro lugar com 18,91 mil milhões de dólares, na Noruega, a marca líder é a energética Equinor, e em Itália, a Gucci domina com um valor de 14,864 mil milhões de dólares.

Na Irlanda, a cervejeira Guinness mantém-se como a marca mais valiosa com 2,586 mil milhões de dólares e na China o TikTok é líder com 84,20 mil milhões de dólares.

Por cá, em Portugal, a marca líder é a EDP com um valor estimado de 2,69 mil milhões de euros, segundo a análise da TradingPedia.

 

Artigos relacionados