As 10 melhores campanhas de 2014

Conheça as escolhas da redacção da Marketeer.

A Marketeer debateu, votou e chegou à lista final de 10 campanhas que, segundo a redacção, foram as mais originais e arrojadas de 2014. A lista está por ordem alfabética de marcas.

Continente

A saga de uma mãe para ir buscar o filho à escola num dia de azares. Num tom emocional, o Continente ilustra o que significa confiança – neste caso, da criança na chegada da mãe – num spot para assinalar o título de Marca de Confiança conseguido pela cadeia de supermercados da Sonae. O filme é assinado pela Fuel.

Fidelidade

Um dia calha a todos. É este o claim da campanha da Fidelidade “Proteção Funeral” que pôs desconhecidos em frente a uma câmara a responder à pergunta “Como imagina o seu funeral?”. O spot televisivo, que contou com criatividade da Fullsix, contrasta a forma desprendida como as pessoas pensam sobre a própria morte e as reacções emocionadas quando se confrontam com o mesmo exercício, mas agora em relação aos entes queridos.

Jogos Santa Casa

Apesar dos milhões, há coisas que nunca mudam. A campanha criada pela Fuel para os Jogos Santa Casa mostra, num cenário de luxo, que as preocupações das mães, apesar da perfeição dos “perks” da vida de milionário, continuam focadas no peso de eventuais namoradas ou na falta de casaquinhos contra o frio.

Moche

Vale tudo na luta por uma tomada livre para carregar a bateria do telemóvel. A campanha do tarifário Moche, da Meo, não foi consensual: desligar a tomada de aquários e o suporte de vida de idosas pode ter chocado muitos, mas o que é facto é que o arrojo d’O Escritório produziu dois spots que terão arrancado sorrisos a outros tantos.

NOS

O destaque da redacção da Marketeer não vai para a campanha de lançamento da NOS – de resto eficaz na implementação da nova marca. A escolha recaiu sobre a campanha de Natal da nova operadora de telecomunicações que, com convidados como Camané, Dead Combo e Miguel Araújo, pôs uma jovem estudante a percorrer o País de comboio a caminho de casa para a véspera de Natal ao som de reinterpretações da canção “Don’t Stop Me Now”, dos Queen. Um spot assinado pela Havas WW, produzido pela Ministério dos Filmes e dirigido por Marco Martins, realizador de Alice e Como Desenhar um Círculo Perfeito.

NOS

Para comunicar as gravações automáticas e o serviço Íris online, a NOS lançou a campanha “A Televisão do Futuro inspira-se em todos nós” que pretende reforçar a presença da operadora no entretenimento. Com assinatura da Havas WW e narração de Bruno Nogueira, a escolha da redacção da Marketeer vai para o filme relativo ao Íris online, que mostra que, quando as lágrimas apertam a um homem, há sempre a possibilidade de pegar num tablet e ver as cenas mais comoventes de um filme no recato do quarto, longe do olhar da namorada.

Paladin

A marca de molhos contratou Quim Barreiros, conhecido artista popular, e lançou um repto aos portugueses: que enviassem as suas quadras sobre temas da actualidade com um dos sabores dos molhos da Paladin à mistura para o Facebook da marca. As melhores foram lidas durante três semanas pelo próprio Quim Barreiros, em cenário aristocrático, a seguir ao Jornal das 8 da TVI. “Faz como o Joaquim. Solta a língua com Paladin” é o nome da campanha, que contou com criatividade da Y&R.

Queer Lisboa

Depois de uma luta de gangsters pelo nome de código de Mr. Pink e da versão queer da cena em que Mel Gibson inspira as tropas para o combate no filme Braveheart, com direito a plumas e tutus de ballet, chega o assumir da heterossexualidade de um jovem adulto aos pais. O spot criado pela Fuel para a 18.ª edição do festival de cinema Queer Lisboa pegou nesse momento clássico do coming out com vontade de superar as expectativas já altas dos dois spots anteriores. «Todos os anos temos este desafio: será que conseguimos fazer melhor. E acho que este ano nos superámos», disse na altura do lançamento do spot Marcelo Lourenço, director criativo da Fuel, à Marketeer.

Sumol

Tu disseste, tu prometeste, tu juraste. A Sumol, para assinalar o 60.º aniversário, resolveu lembrar promessas antigas de outros tempos em seis spots de televisão. “60 anos, 1 Verão” é o nome da campanha assinada pela JWT que teve como objectivo reviver a memória do tempo em que jurávamos que nunca teríamos dois dias iguais, que nunca iríamos parar, ou que iríamos varrer a noite até aos 90. Estamos mesmo a cumprir as promessas desse tempo?

Young Creatives

Criativos entediados num atelier lúgubre a produzirem alfinetes de peito é o cenário do spot com assinatura da BAR para a MOP, empresa que assegura a representação portuguesa do Festival Eurobest. A assinatura é “Só continuas a fazê-los se quiseres” – isto é, os alfinetes de dama -, numa referência não muito subtil a uma expressão muito utilizada entre os profissionais da área para descrever fretes. A campanha “Ganhar outro respeito” invectiva os criativos: concorram aos Young Creatives e ganhem respeito e credibilidade.

EXTRA: Marketing num Minuto

E a Marketeer não podia ficar de fora com a sua campanha relativa ao programa de televisão Marketing num Minuto, da RTP. Com assinatura da Ivity, relembramos que, tal como um iceberg, o Marketing num Minuto contém 60 segundos de notícias que nada têm de superficial. Pode confirmá-lo na RTP1, de 3.ª a 5.ª às 23h, e às 0h às 2.ªs e 6.ªs; na RTP Informação, às 20h, na RTP Internacional, entre as 19h e as 20h, e na RTP África entre as 19h e as 22h.

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