Artsana: Chicco dá mais vida a quem precisa

A sustentabilidade e a responsabilidade social são dois pilares incontornáveis na estratégia da Chicco. Assumindo-se como marca líder em puericultura e comprometida em fazer a diferença para um mundo melhor, a insígnia do Grupo Artsana assume trabalhar diariamente de acordo com os critérios ESG definidos pelo grupo em diversas áreas, como as Emissões de GEE & Mudanças Climáticas, Sustentabilidade Ambiental de Produtos e Embalagens, Cadeia de Valor Responsável e Compromisso Social & Direitos Humanos, com o objectivo de transformar estas abordagens em iniciativas práticas e mensuráveis. Filipa Remígio, co-CEO da Artsana Portugal e Artsana Espanha, contextualiza: «Em 2017, passámos a fazer parte das empresas que se juntaram ao Pacto Global das Nações Unidas e comprometemo- nos com três objectivos de desenvolvimento sustentável relacionados com a saúde, inclusão e educação, e consumo e produção sustentáveis, e temos progressivamente introduzido alterações ao longo de toda a cadeia de valor e incorporado um conjunto de boas práticas, alinhados com estes objectivos sociais, ambientais e de corporate governance.»

No entanto, esta missão de consciência social há muito que faz farte do ADN da marca, tendo surgido, em 2006, o projecto Chicco Dá Vida, que contribui para melhorar o bem-estar dos bebés e famílias junto da comunidade. Este projecto de responsabilidade social da Chicco foi desenvolvido com o propósito de ajudar a equipar as Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais dos Hospitais e Maternidades portuguesas. «Acreditamos e defendemos uma parentalidade sustentável em todas as suas dimensões e assumimos esse compromisso, não só com as crianças, pais, pessoas em geral, mas também com o futuro, incluindo as próximas gerações, toda a sociedade e ambiente. Cuidar das crianças significa também cuidar do mundo em que vão crescer, em todas as suas vertentes. O mundo apresenta-se como um lugar com novos desafios a cada dia e queremos ser parte da solução», sublinha Filipa Remígio.

Sendo uma marca presente na vida dos bebés e das respectivas famílias, a Chicco sabe que o nascimento de um bebé é o momento mais importante na vida de uma família. Foi precisamente a pensar neste momento que decidiram criar este projecto, que já percorreu o país de norte a sul, passando inclusive pelos Açores. Os equipamentos doados variam, tendo já sido doados monitores, ventiladores ou incubadoras, sempre de acordo com as necessidades específicas de cada Unidade Neonatal. Anualmente, entre Julho e Agosto, a marca direcciona 1% das vendas de produtos Chicco para a aquisição de equipamento especializado para uma Unidade de Neonatologia.

Até ao momento o balanço é extraordinariamente compensador e conta com a ajuda de todos os intervenientes, sendo um projecto ao qual a marca pretende dar continuidade. Desde 2006, o projecto Chicco Dá Vida já ajudou a equipar 15 Unidades de Cuidados Neonatais, além de ter doado cerca de 750 intercomunicadores a mais de 65 unidades de saúde durante a pandemia, e de ter remodelado e equipado 15 cantinhos de amamentação nos 15 anos do projecto, em 2021. Segundo Filipa Remígio, as razões que levaram à criação deste projecto são as mesmas que incentivam a Chicco a mantê-lo.

A CHICCO DEU VIDA EM 2023

Durante o ano que agora termina, o projecto Chicco Dá Vida aliou-se ao Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, conhecido como Amadora-Sintra, onde, em 2022, e de acordo com dados do hospital, nasceram 2680 bebés, sendo que mais de 10% destes recém-nascidos foram prematuros. Nesse sentido, em 2023, a Chicco doou dois equipamentos essenciais: «Um aparelho de fototerapia intensiva, que vai permitir, por exemplo, que os bebés que precisam desta terapêutica fiquem afastados o mínimo de tempo possível das suas mães, promovendo assim o aleitamento materno. E também um equipamento de hipotermia terapêutica, que vai permitir que esta Unidade de Cuidados Intensivos Especiais e Neonatais escale para outro nível de diferenciação e possa, inclusivamente, receber mais bebés de outras Unidades», explica a co-CEO da Artsana Portugal e Artsana Espanha.

Do lado do hospital, e nas palavras da Dra. Rosalina Barroso, directora da Unidade de Neonatologia do HFF, «a doação vai permitir intervir na “janela terapêutica”, sem necessidade de transferência dos recém-nascidos para outras instituições da Grande Lisboa, como até agora acontecia. Graças ao apoio da Chicco, também poderemos receber bebés de outros hospitais que necessitem da utilização destes equipamentos», defende.

Perante esta possibilidade de fazer a diferença na vida de tantas pessoas, a Chicco não podia sentir-se mais feliz. «É muito compensador perceber o impacto real destes aparelhos nos cuidados de saúde prestados. Com estes dois aparelhos, a Unidade de Neonatologia ficou mais completa relativamente às terapêuticas aplicadas a recém-nascidos e grandes prematuros», esclarece Filipa Remígio.

O projecto Chicco Dá Vida é de tal forma acarinhado por todos os envolvidos, que a própria comunicação partilha do mesmo ADN pro bono do projecto: «Todos os envolvidos na concepção e divulgação do projecto contribuem de forma pro bono para que a campanha se torne real», avança. A mesma profissional acrescenta, ainda, que a marca conta, anualmente, com o apoio das agências, «que se envolvem tanto como a Chicco. A VMLY&R, que contribui com a sua inesgotável criatividade e produção da campanha, a Wavemaker, que apoia com a distribuição de media, e a Hill+Knowlton Strategies, que faz toda a assessoria de comunicação e RP. Também os meios de comunicação são inabaláveis parceiros que, ano após ano, cedem um pouco do seu espaço para divulgação da campanha», enfatiza a profissional.

PADRINHOS E UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL

Outros dos elementos fundamentais para o sucesso de ideias como o projecto Chicco Dá Vida são as madrinhas e padrinhos do projecto, que também oferecem um apoio pro bono e que têm sido indispensáveis para a divulgação e crescimento de iniciativas como esta. A actriz Sara Matos é a madrinha Chicco Dá Vida desde 2022, emprestando a sua visibilidade, corpo e voz ao projecto. «Por ser uma cara familiar, tão próxima e tão acarinhada pelo público português, foi uma escolha fácil e a Sara aceitou de imediato», declara Filipa Remígio, concluindo, ainda, que «todas estas pessoas são fundamentais na construção da campanha e na divulgação da acção e todos sentem a campanha como deles. Isso, acreditamos nós, é parte do sucesso do mesmo. Costumamos dizer que este 1% só é possível com a dedicação a 100% de todos».

Consciente do impacto do plástico e de outros materiais na produção de brinquedos, embalagens e outros produtos da Chicco, a empresa tem igualmente trabalhado no sentido de uma produção mais sustentável e com menor pegada ambiental. Mas não só. Comprometidos com três objectivos de desenvolvimento sustentável desde 2017, actualmente presentes de forma transversal em todo o Grupo Artsana, a sustentabilidade é hoje um compromisso natural do grupo e um dos seus pilares é, precisamente, a “parentalidade sustentável”, estando perto do consumidor e da comunidade em que se inserem. «Procuramos ouvir as necessidades dos consumidores e do mercado e reunimos todos os esforços para ir ao encontro dessas expectativas. Foi assim que nasceu a linha Eco+, que hoje é um selo transversal a todas as áreas de produto», partilha a profissional.

Esta estratégia tem vindo a estender-se por cada vez mais produtos e, hoje, a Chicco apresenta uma oferta alargada, de brinquedos a sapatos, cuja produção considera técnicas, materiais e processos amigos do ambiente e das comunidades, mantendo sempre a qualidade, segurança e a funcionalidade dos produtos. «Toda a nossa linha de cosmética Baby Moments utiliza embalagens com 50% de plástico reciclado. O nosso icónico cavalinho Rodeo é produzido a partir de plástico reciclado de resíduos industriais, com 80% de plástico reciclado. Lançámos recentemente uma nova cadeira de papa – a Crescendo Up – cujo revestimento de tecido é também 100% poliéster reciclado. Nos próximos anos continuaremos a ver esta linha crescer progressivamente, abrangendo cada vez mais áreas e contando com mais produtos», aponta Filipa Remígio.

Além disso, são já muitos os produtos com uma forte composição de plástico ou papel reciclado nas suas embalagens, como as caixas de sapatos e as embalagens da linha de cosmética e home care, mas a marca adianta que se vai estender por cada vez mais produtos e embalagens no curto prazo. «A título ilustrativo, posso partilhar que, em 2022, o Grupo Artsana usou -3% (vs 2021) de toneladas de matérias-primas para produção de produtos e -6% de plástico», reflecte a mesma responsável.

Quanto ao futuro, a médio prazo, a prioridade em Portugal é dar continuidade ao projecto Chicco Dá Vida, mas ainda há muito por fazer e a marca deixa uma promessa: «Esforçar-nos-emos para ajudar, sempre que possível e dentro das nossas possibilidades, particulares e diferentes entidades cujas necessidades sejamos capazes de suprir. Ajudar faz parte do nosso ADN, sentimo-lo como nossa responsabilidade, orgulha-nos e motiva-nos a continuar a dar o nosso melhor todos os dias.»

Já no que diz respeito ao pilar da sustentabilidade e impacto ambiental, a insígnia adianta que está totalmente alinhada com os objectivos do Grupo Artsana, integrados no âmbito do compromisso para com o Pacto Global das Nações Unidas. «O caminho é longo e os desafios são muito grandes. Não podemos fazer tudo de uma vez, mas temos que garantir que as metas são claras e bem definidas para que um dia as consigamos alcançar», conclui Filipa Remígio, co-CEO da Artsana Portugal e Artsana Espanha.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 329) da Marketeer.

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