Arquivo.pt promete viagem ao passado da web

Lembra-se daquela página que visitou em 2001 e que queria muito voltar a encontrar? Passado apenas um ano da sua publicação, 80% das páginas online desaparecem ou são alteradas, mas o Arquivo.pt  parece ter a solução. A plataforma criada pela unidade FCCN da Fundação para a Ciência e Tecnologia disponibiliza um serviço de pesquisa público e gratuito sobre dados arquivados da web, desde 1996.

O objectivo é preservar os conteúdos que possam ser de interesse para a comunidade portuguesa, conservando, assim, parte da herança cultural do País, mas não só. “Muitos dos conteúdos arquivados são únicos no mundo e são ainda preservados websites de interesse internacional, como a mais antiga página da Library of Congress”, como é explicado em comunicado.

A preservação de páginas noutras línguas poderá, por isso, servir utilizadores internacionais, bem como as ferramentas de tradução automática que disponibilizam conteúdos portugueses em idiomas diferentes.

Neste momento, estão arquivados cerca de 2700 milhões de ficheiros, algo como 95 TB de informação. Além de consultar páginas, os utilizadores podem ainda sugerir endereços que considerem interessantes para preservação. Só em 2015 foram recolhidos cerca de 580 milhões de ficheiros.

Artigos relacionados