Arquitectura islâmica inspira novo hotel para “mil e uma noites” em Albufeira
O Vila Origens Boutique Hotel já abriu portas em Albufeira e resulta da reconversão de dois edifícios romântico neo-islâmicos do século XIX, um estilo arquitectónico que se mantém muito presente na região algarvia.
Localizado junto à Praia do Peneco, na parte exterior da muralha de Albufeira, o novo boutique hotel recria assim um cenário mourisco-islâmico, que seja através das formas arquitectónicas, dos materiais usados ou da paleta de cores escolhida. «Todos os espaços estão pensados por forma a explorar bastante os jogos de luz e os materiais, apelando a um passado patrimonial muito vivo, ainda hoje, na região», explica o casal luso-holandês responsável pelo projecto, Albert e Natália Kruize.
Nesta fase, o Vila Origens Boutique Hotel arranca apenas em regime de bed & breakfast e com uma oferta de 18 quartos, divididos por cinco tipologias: Cozy, Dreamy, Happy, Starry e Stunning. Os quartos estão equipados com ar condicionado, secador, amenities, chaleira, mini-frigorífico, TV, wi-fi e roupões de banho, sendo que alguns contam ainda com uma lounge area e terraço com vista sobre a cidade. Os preços começam nos 160 euros/noite.
Contudo, em breve o hotel passará a ter 25 quartos e a disponibilizar um restaurante, que estará aberto durante todo o dia. Já a partir do próximo dia 23, os hóspedes e mesmo os clientes que não estejam hospedados no hotel poderão também beneficiar de um brunch, aos domingos (com um custo de 49 euros).
Além destes serviços, o Vila Origens Boutique Hotel, que resulta de um investimento de 2,5 milhões de euros, apresenta uma piscina infinita que «lembra as características das águas islâmicas para refrescar o ambiente durante o dia, fazendo lembrar um Riad numa noite de lua cheia.»